ANGOLA LNG SUSPENDE PRODUÇÃO ATÉ 2015
A unidade de liquidificação de gás natural da Angola LNG deverá retomar a produção apenas em 2015. Com investimento de mais de 10 bilhões de dólares, o maior já realizado no país africano, o projeto tem enfrentado dificuldades no carregamento de navios com gás natural liquefeito devido a uma sucessão de problemas técnicos, como o afundamento de uma plataforma, fugas de gás e incêndios. Em junho de 2013, o Brasil foi o destino da primeira exportação do projeto.
Em abril, o projeto Angola LNG registrou uma fuga de gás, que poderia ter sido mais grave, caso houvesse uma fonte de ignição. Na sequência do problema técnico, concluiu-se que existem erros no projeto relacionados com a própria estrutura da fábrica. A responsabilidade recaiu sobre a empresa Betchel, que assinou um contrato de oito bilhões de dólares com o consórcio Angola LNG para desenvolver os trabalhos de engenharia e construção de unidades de gás liquefeito, além de fornecer unidades flutuantes de armazenamento e tanques de armazenamento.
A Angola LNG é uma joint-venture formada pelos grupos Chevron (36,4%), Sonangol (22,8%), além de Total, BP e ENI, que detém participações menores. O projeto está implantado no Soyo, norte do país.
Deixe seu comentário