ANGRA 1 FOI DESCONECTADA DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL
A Eletronuclear anunciou agora há pouco que a usina nuclear Angra 1 foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na tarde desta quarta-feira (19). Segundo a empresa, o episódio é resultado de um desarme do reator ocorrido durante teste de operabilidade das barras de controle. Ainda não há previsão do retorno de operação da unidade.
A companhia detalhou que a usina foi estabilizada na condição de desligada quente. “Todos os procedimentos operacionais previstos foram realizados, e os equipamentos de segurança operaram de forma eficaz. Não houve qualquer tipo de risco para os trabalhadores da empresa, população e meio ambiente”, disse a Eletronuclear.
Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís. A unidade é a primeira usina nuclear brasileira e entrou em operação comercial em 1985. Angra 1 opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo.
Uma usina tão importante para nosso país não pode ficar parada espero que em breve volte a operar normalmente antes que nossos velhos inimigos voltem os apagões
No Brasil tudo que e para o povo se estraga ou e descontinuado assim como as escolas militares o governo infelizmente só visa coisas pra inglês ver
Governo? Que governo?
A eletronuclear é estatal… Mesmo a maior parte do setor sendo privatizado, alguns pontos ainda são estatais…
Bastava que as obras de Tesla tivessem sido colocadas em prática para termos energia livre (captada do campo quântico) sem o risco de infectar grande parte do planeta, como está ocorrendo agora com o Japão, que sem saber o que fazer com os resíduos radioativos que gerou durante anos, quer infectar boa parte do planeta despejando Água radioativa no oceano. A ignorância não é um dádiva; é limitante
Exatamente, desgoverno, levaram a eleição na mão grande, só ignorantes que não vêem isso, ou recebem algum benefício. Esse país não tem mais solução!
“Teste de Operabilidade” . Esses “testes” me assustam. (sei que nos PWR são seguros, mas mesmo assim…). O Sem previsão de retorno à operação logo me faz pensar que deve ter ocorrido algo que afete seu pleno funcionamento. Vamos aguardar mais episódios.
Acabei de ler que foi reconectada. Ainda bem!!!
Esse teste de operabilidade das barras de controle e só para verificar se elas se movimentam a partir dos comandos do painel da sala de controle.
Por favor, se possível, mais algum dado da ocorrência. O desarme do reator, supostamente automático, teria ocorrido durante o teste de operabilidade das barras de controle. Alguma barra caiu? Alguma barra não se movimentou (ficou travada)? Vai ter que trocar algum mecanismo de barra de controle?