ANGRA 1 VOLTA A SER DESLIGADA DA REDE ELÉTRICA BRASILEIRA APÓS FALHA EM SISTEMA DO GERADOR ELÉTRICO
A Eletronuclear anunciou no início desta semana que a usina nuclear Angra 1 voltou a ser desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN). Um problema no sistema de óleo de selagem do Gerador Elétrico Principal ocorrido na noite do último sábado (18) foi o responsável pela desconexão da planta.
A empresa disse que o problema não tem qualquer relação com a parte nuclear da usina e não representa nenhum risco à população, trabalhadores ou meio ambiente. No entanto, a Eletronuclear não deu uma previsão de retorno da produção da planta, dizendo apenas que “trabalha para reestabelecer a operação da unidade o mais breve possível”.
No dia 7 de janeiro, Angra 1 foi desconectada do SIN durante um teste de funcionamento do sistema de barras de controle. A função destas barras é controlar a potência nuclear, podendo, em caso de necessidade, desligar completamente o reator. Naquela ocasião, a Eletronuclear detalhou que o evento ocorreu durante testes de rotina e não gerou impacto à segurança da operação. A usina foi religada no dia seguinte (8) após o reparo do sistema de barras de controle.
Em qualquer cenário, mas em particular dentro de uma organização que opera usinas nucleares de potência, a liderança é essencial. Ela pode direcionar e conduzir a organização ao céu ou ao inferno. E pode fazer isso passo a passo. Quando se dá conta já chegou no céu ou no inferno. Mas existem early flags, sintomas precursores da direção. Cabe à organização detectar as early flags e agir. Por outro lado lideranças em ambientes complexos, grandes quantidades de energia e patrimônio, onde a entropia se eleva rapidamente, a liderança, além de outras virtudes, deve conhecer as entranhas da organização. Pensar que… Read more »