ANGRA 2 BATEU NOVO RECORDE DE GERAÇÃO DE ENERGIA PELO SEGUNDO MÊS SEGUIDO
A usina nuclear Angra 2 atingiu um recorde de geração de energia pelo segundo mês consecutivo. A planta produziu 1.016.585,63 megawatts (MWh) em agosto e alcançou a maior produção mensal de energia desde agosto de 2019. No mês anterior, com 1.015.070 MWh registrados, a usina já havia conquistado o melhor resultado dos últimos cinco anos, fato superado logo na sequência.
“Alcançar dois recordes em sequência evidencia a excelência do nosso processo operacional. Nós temos à disposição profissionais qualificados que possibilitam essas marcas. Ficamos satisfeitos com os resultados, mas a notícia é ainda melhor para o país, que dispõe de uma fonte de energia limpa, segura e de base”, disse o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.
Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 4 milhões de habitantes, como Porto Alegre e Brasília, somadas. Contando do penúltimo trimestre de 2022 ao penúltimo trimestre de 2023, Angra 2 ocupou a 176ª posição entre as 422 unidades em operação no mundo filiadas à Associação Mundial de Operadores Nucleares (WANO), segundo análise dos indicadores de desempenho do fator de disponibilidade. Entre os 155 membros filiados à WANO – Paris Centre, do qual fazemos parte, Angra 2 ocupou a 50ª posição. Trata-se de uma usina com desempenho bem acima da média mundial.

publicada em 6 de setembro de 2024 às 19:00 





Usinas nucleares são despachadas com potência máxima ao redor do mundo. Portanto,exceto durante paradas ou redução de cargas eventuais para testes ou defeitos, o que é raro, a geração ao longo dos ciclos já atinge ou tangencia o máximo possível. É o normal. O divisor de água na produção se faz nas parada para recarregamento e manutenções, tipicamente uma vez por ano. Então, recarregar e cumprir o programa de manutenção no menor prazo possível é a chave para a geração máxima. Usinas alemães, todas, paravam com este fim entre 14 e 17 dias e entre elas algumas unidades do início… Leia mais »