ANGRA 2 É DESLIGADA DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL APÓS DESARME DE TURBOGERADOR
A usina nuclear de Angra 2 foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN) na manhã desta sexta-feira (29), depois de um sistema de proteção elétrica ter desarmado automaticamente o turbogerador da usina. Segundo a Eletronuclear, a planta está com sua alimentação elétrica preservada, através do sistema de 500kV. O reator continua operando, mas em baixa potência.
“Vale destacar que o desarme do turbogerador pela atuação automática do circuito de proteção está previsto nos procedimentos de operação. Durante o episódio, todos os sistemas da usina operaram conforme esperado”, detalhou a Eletronuclear, em comunicado. A empresa disse ainda que não houve qualquer risco à segurança da planta, aos trabalhadores da empresa, à população ou ao meio ambiente.
Os técnicos da Eletronuclear estão investigando a causa do problema. Ainda não há uma previsão de retorno da operação da usina, já que os funcionários da empresa ainda não concluíram a avaliação sobre o ocorrido.
Kkkkkkk
Falhas em geradores elétricos podem ocorrer em qualquer tipo de usina geradora de energia. É um evento de design de base (DBE), ou seja, é um evento postulado. Para evitar maiores danos, as usinas, não apenas Angra, contam com um conjunto de sistemas de proteção.