ANGRA 2 SERÁ DESLIGADA NA SEGUNDA-FEIRA PARA REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL | Petronotícias




faixa - nao remover

ANGRA 2 SERÁ DESLIGADA NA SEGUNDA-FEIRA PARA REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

_MG_7186A usina nuclear Angra 2 será desligada na próxima segunda-feira (25) para reabastecimento de combustível. A atividade deverá durar cerca de 30 dias e, durante esse período, será realizadas mais de cinco mil outras tarefas, a fim de garantir segurança e alta disponibilidade no próximo ciclo de operação da usina. Aproximadamente dois mil profissionais estarão envolvidos na parada programada.

Os trabalhos ocorrerão 24h por dia, sem interrupções. Essa é uma oportunidade para realizar a manutenção e inspeção de equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina, e também a substituição de 52 – de um total de 193 – elementos combustíveis no núcleo do reator.

_MG_7083Todas as atividades são realizadas com precisão e qualidade para manter a altíssima confiabilidade de Angra 2. Um empreendimento deste porte só é viabilizado com muito planejamento e dedicação de todas as áreas da Eletronuclear, evitando ainda acidentes de trabalho”, disse o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

As principais ações previstas são a revisão do gerador elétrico principal, a inspeção do vaso de pressão do reator e a troca de combustível. Entre os especialistas envolvidos, estarão aproximadamente 1300 pessoas contratadas exclusivamente para as tarefas, 500 empregados da Eletronuclear e 200 estrangeiros.

angra 1 e 2A Eletronuclear também está preparando-se para a parada programada de Angra 1, agendada para o dia 28 de outubro e com duração prevista de 50 dias. Cerca de um terço do combustível nuclear será recarregado, além da promoção de 4.800 atividades, entre inspeções e manutenções periódicas, e instalações de modificações de projeto.

Além do processo de reabastecimento, merecem destaque as atividades que envolvem a substituição das barras de controle do reator, a manutenção dos transformadores principais e auxiliares, a revisão das turbinas de vapor e a inspeção volumétrica na tampa do vaso de pressão do reator. Para Angra 1, também serão contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1300 profissionais para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.

ESCLARECIMENTO SOBRE ÓLEO EM CANAL INTERNO DA ELETRONUCLEAR

A Eletronuclear também emitiu uma nota hoje (22) para informar que foram identificadas ontem (21) manchas de óleo num canal de efluentes dentro da própria Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). “É importante destacar que o material não caiu no mar, não tendo sido identificado qualquer vestígio na saída para a Baía de Itaorna, em Angra dos Reis. O Ibama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) já foram informados, assim como as prefeituras da região”, disse a empresa.

A companhia esclareceu que o óleo não vem das usinas Angra 1 e 2 e sim de uma das instalações de apoio da CNAAA, sem qualquer relação com as atividades nucleares. Apesar disso, uma pesquisa cuidadosa será realizada com as amostras do material para descobrir sua origem e os resultados serão divulgados em breve.

Vale destacar ainda que todo o pequeno volume de óleo foi retirado do canal através de barreiras flutuantes, que permanecem no local de maneira preventiva. Além disso, estão sendo mantidas rondas periódicas por profissionais treinados para garantir o controle da situação”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of