ANGRA 2 SERÁ DESLIGADA PARA REABASTECIMENTO E MANUTENÇÃO
A usina nuclear Angra 2 será desligada no próximo sábado (3/03) para o reabastecimento de um terço de seu combustível. A usina, que só deve voltar a operar no dia 30 de março, terá 56 elementos combustíveis do núcleo do reator substituídos. Também irão ocorrer atividades de manutenção e inspeção que só podem ser realizadas com a usina fora de operação.
De acordo com a Eletronuclear serão executadas um total de 4.100 tarefas, como a troca dos selos das bombas refrigerantes, manutenção preventiva de turbinas, bombas e válvulas e testes dos tubos dos geradores de vapor, além da própria troca do combustível do reator. Segundo o superintendente de Angra 2, Antônio Carlos Mazzaro, a energia que a usina deixará de produzir, cerca de 972 mil MWh, será reposta por outras fontes geradoras de energia. A Usina nuclear de Angra 2 produz cerca de 25% da energia elétrica utilizada no estado do Rio de Janeiro.
Para esta operação foram contratadas empresas nacionais e estrangeiras para prestar auxílio à Eletronuclear, totalizando cerca de 1.200 profissionais que irão participar do processo de reabastecimento e manutenção, sendo mil deles brasileiros e o restante estrangeiros. Angra 2, que gerou 10.989.844 MWh em 2011, ocupando o posto de 10ª usina nuclear que mais gerou energia no mundo, terá o custo de seu desligamento estimado em cerca de R$ 65 milhões.
Deixe seu comentário