faixa - nao remover

ANP ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA MUDANÇA NO CÁLCULO DOS ROYALTIES DE PETRÓLEO

ANPNão bastassem os problemas que vem sendo enfrentados pela Petrobrás, um novo elemento pode piorar ainda mais o caixa da estatal. Foi aberta consulta pública pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para alterar o atual cálculo de royalties repassados para a União, estados e municípios.

Na prática, a mudança pode criar um buraco de R$ 1 bilhão por ano, de acordo com projeção do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), baseado nos valores arrecadados no último ano.

A proposta é diminuir com os descontos dados aos campos produtores de petróleo mais pesado, como os da bacia de Campos, por exemplo. Na prática, a União e o Rio de Janeiro seriam os maiores beneficiados por tal mudança, já que os principais campos que teriam seus valores de referência aumentados ficam na costa do Rio de Janeiro.

O campo de Roncador, segundo maior produtor de petróleo do país, teria um aumento de 8,9% no seu preço, enquanto Lula, no pré-sal da bacia de Santos aumentaria em 3,4%. Na média, a medida levaria a um aumento de 7% nos 20 maiores campos produtores do país.

A proposta fica em consulta pública até o dia 10 de março, com possibilidade de críticas e discussão entre os envolvidos no setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of