faixa - nao remover

ANP ABRE ESCRITÓRIO NO RIO GRANDE DO SUL

A ANP inaugurou em Porto Alegre, o seu escritório Regional Sul. A unidade funcionará em instalações cedidas pelo Banco do Brasil, como resultado de parceria firmada entre o banco, a agência e o governo do Estado do Rio Grande do Sul. O passo foi dado depois que o estado começou a se destacar na cadeia de óleo e gás, com a promessa do pólo naval e com a atuação das refinarias da região sul.

De acordo com o comunicado da agência, “o escritório será estratégico para o planejamento das ações da ANP na região,  que tem papel relevante no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Brasil”.

A cerimônia de inauguração teve a participação do diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, e do secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.

A Região Sul é considerada um importante mercado consumidor de combustíveis e conta com três refinarias, a Alberto Pasqualini (Revap) e a Riograndense, no Rio Grande do Sul, e a Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.  No mercado de biocombustíveis, o Rio Grande do Sul é, desde o ano passado, o maior produtor de biodiesel do país e o Paraná, o segundo maior produtor de cana-de-açúcar e de etanol do Centro-Sul.

A região também se destaca no segmento de exploração e produção de petróleo e gás natural. Em outubro do ano passado, foi inaugurado na cidade de Rio Grande o Pólo Naval, onde serão construídos cascos de plataformas para exploração do pré-sal.

Em seu pronunciamento, o diretor-geral da ANP enfatizou o momento especial vivido pela indústria do petróleo e gás no Brasil, principalmente depois das novas descobertas no pré-sal, que colocarão as reservas brasileiras entre as maiores do mundo. Haroldo Lima também ressaltou o sucesso da inserção do biodiesel na matriz energética do país e as conquistas no setor de combustíveis em geral. “Há poucos anos, o Brasil não produzia biodiesel e hoje já temos 68 plantas produtoras espalhadas pelo território nacional. E uma das grandes vitórias da ANP nos últimos anos foi a melhora da qualidade do combustível vendido no país. Os percentuais levantados pela ANP com seu Programa de Monitoramento da Qualidade indicam que, em média, os índices de produtos com problemas de qualidade estão abaixo dos 3%”, afirmou Haroldo Lima.

O coordenador do escritório, Edson Menezes Silva, destacou durante a cerimônia o trabalho conjunto que será desenvolvido pela ANP e os estados atendidos pela nova unidade, para o fomento à indústria do petróleo e gás natural. “Precisamos trabalhar para atrair investimentos para o Sul, onde há muito espaço para o crescimento do setor, principalmente no segmento de bens e serviços”, afirmou Edson.

Edson é economista graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação em Petróleo e Gás pelo Coppe/UFRJ, e está na ANP desde 2005, onde já exerceu os cargos de chefe de gabinete, superintendente de Abastecimento e assessor da direção-geral.

Também estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, representantes do Banco do Brasil, autoridades estaduais e municipais dos três estados da Região Sul, além de empresários e representantes de entidades do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
lizianeCarlos Alberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Alberto
Visitante
Carlos Alberto

Srs
Peço encarecidamente a fiscalizaçao nos postos de combustives da cidade litoral de Capao da Canoa e Região.
Estão vendendo gasolina com alto teor de etanol que ja danificou meu veiculo por 4 vezes porque não é flex.

liziane
Visitante
liziane

peço por gentileza que façam fiscalização nos posto de charqueadas por causa de venda de combustível em recipiente ñ autorizado pois isso tem acarretado problemas para o posto que gerencio nesta cidade estamos perdendo clientes , entendo muita encomodação pois aqui todos os postos abastecem , mas a nossa empresa cumpre com nossa obrigação obedecendo a lei .. att..liziane