ANP ANUNCIA AUMENTO DE 4,8% NA PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL EM MAIO
Em seu relatório mensal sobre a produção de petróleo e gás no Brasil, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) anunciou um aumento de 4,8% na produção de óleo equivalente (petróleo e gás natural) vinda da camada pré-sal no mês de maio em relação ao mês de abril. Porém, no geral, a produção de petróleo apresentou alta de apenas 1,3% no mesmo período, e queda de 1,2% em relação a maio de 2011.
Já a produção de gás natural segue ascendente, com crescimento de 4,7% em relação a abril e 2,6% em relação a maio do último ano. Um dos fatores que vem influenciando o aumento na produção do gás natural é a diminuição em sua queima, que foi de 9,7% nos últimos 12 meses, levando o aproveitamento da exploração do combustível para 95,1% no mês de maio.
O campo que mais produziu em maio, tanto petróleo, como gás natural, foi o de Marlim Sul, com vazão média de 341,1 mil barris de óleo equivalente por dia (Mboe/d). Já no pré-sal a maior produção ficou por conta do campo de Lula, que possui cinco poços sendo explorados. O total da produção do pré-sal em maio foi de 171,3 Mboe/d.
Deixe seu comentário