ANP ANUNCIA QUE VAI AMPLIAR O ACOMPANHAMENTO DAS IMPORTAÇÕES DE ÓLEO DIESEL PARA O BRASIL

anpA Agência Nacional do Petróleo (ANP) quer olhar mais de perto os movimentos de importações de diesel e, por isso, publicou o chamado “Sobreaviso no Abastecimento nº 02/2022”. Em linhas gerais, isso significa que os produtores e distribuidores listados no Sobreaviso deverão informar à agência a relação de todas as importações já contratadas de óleo diesel A S10 que ainda não foram nacionalizadas.

As empresas deverão repassar diversas informações, tais como:  porto de origem, data efetiva de embarque, volume em metros cúbicos (m³), porto de destino no Brasil, data prevista de chegada e terminal (ou base) de armazenamento (sejam operações realizadas diretamente com o mercado externo ou por intermédio de terceiro).

Os agentes precisarão também informar eventuais dificuldades de contratação de importação e/ou de navio para importação de óleo diesel A S10 para o Brasil. Neste caso, será necessário descrever detalhadamente as circunstâncias de restrição de importação, localidade e se a referida restrição é total ou parcial, assim como informações adicionais pertinentes.

Apesar desse novo movimento, a agência garante que “o abastecimento está regular em todo o território nacional”. Ainda assim, todo o cuidado é necessário. Como já noticiamos, a vizinha Argentina vive um drama por conta de uma severa escassez de diesel. Os caminhoneiros do país estão fazendo uma série de protestos diante da falta do combustível, bloqueando estradas e atrasando as entregas de grãos, tornando a situação do país ainda mais dramática.

Nesta semana, o governo da Argentina chegou a anunciar algumas ações para contornar o problema. Entre as principais medidas está a suspensão temporária sobre impostos de importação do diesel. A medida visa acalmar os ânimos dos caminhoneiros e arrefecer os protestos realizados pela classe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of