ANP APROVA CONCESSÃO DE BLOCOS DA HRT O&G À TNK-BRASIL
A ANP aprovou a transferência de 45% nos 21 blocos na Bacia do Solimões fornecida à TNK Brasil pela HRT O&G. A negociação só esperava o aval da agência reguladora. O acordo foi pago em US$ 1 bilhão, dividido em cinco parcelas ao longo de 30 meses, firmado no final de outubro de 2011.
Segundo Marcio Rocha Mello, diretor presidente da HRT, o projeto Solimões se beneficiará da experiência e expertise desenvolvida na Rússia e de lições aprendidas com os projetos na Sibéria, que possuem semelhantes desafios logísticos.
Mikhail Fridman, diretor presidente da TNK-BP, manifestou sua satisfação com a decisão da ANP e disse que a estratégia de crescimento da empresa prevê sua transformação em uma companhia privada líder no setor de óleo e gás, dentro e fora da Rússia.
Os custos incorridos no Solimões em 2011 e também durante os primeiros 175 milhões de dólares de investimento russo a partir de janeiro de 2012 ficarão a cargo da HRT O&G, que, em contrapartida, receberá até US$ 250 milhões quando atingidas algumas metas de desempenho pela TNK-Brasil.
Em entrevista ao Petronotícias, Milton Franke, novo presidente da HRT O&G, afirmou que os resultados na Bacia de Solimões tem sido muito significativos. Ele disse que Solimões é uma bacia muito peculiar e desafiadora em questões ambientais e logísticas, porém com um elevado potencial de recursos gaseíferos.
Deixe seu comentário