ANP APROVA INCORPORAÇÃO DE CAMPOS DA SHELL NO PARQUE DAS CONCHAS
A Shell poderá fazer novas mudanças em seu plano de desenvolvimento para o Parque das Conchas, na Bacia de Campos. Após meses de análise, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta sexta-feira (18) a incorporação da área de Nautilus ao campo de Argonauta, situado no bloco BC-10. Com a decisão, a companhia terá 180 dias para apresentar a versão final de seu plano para o desenvolvimento do novo campo, denominado Argonauta.
A aprovação pela ANP resultará na alteração do limite sul da área produtiva. A agência também aprovou o plano de desenvolvimento do campo, incluindo o início de operação referente à área de Nautilus.
O requerimento pela união das áreas vinha sendo apresentado pelo órgão desde agosto deste ano. A mudança tem como base o pagamento dos valores de Participações Especiais (PE) da companhia. Repassada à União, a cobrança é feita apenas quando a produção de determinada área ultrapassa a previsão inicial firmada pelo consórcio.
O Parque das Conchas é hoje o maior ativo produtor da Shell no Brasil, com uma produção aproximada de 50 mil barris de óleo equivalente por dia. A empresa anglo-holandesa opera o bloco com 50% de participação, junto à ONGC (27%) e à Qatar Petroleum (23%).
Deixe seu comentário