ANP APROVA VENDA DA FATIA DE CARCARÁ DA QUEIROZ GALVÃO PARA STATOIL
Sinal verde para a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) vender sua participação de 10% no bloco BM-S-8, onde está a promissora descoberta de Carcará, para a Statoil. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a continuidade do negócio, permitindo assim que a QGEP receba uma parcela de 50% pela venda do ativo.
O negócio de US$ 379 milhões foi anunciado em julho deste ano. A Statoil se comprometeu em pagar metade do valor total em até 10 dias úteis após o recebimento da aprovação da ANP e demais órgãos reguladores. “Sendo assim, a QGEP receberá o equivalente a US$ 189,5 milhões ainda em 2017”, disse a companhia em fato relevante nesta quinta-feira (30).
Os 50% restantes serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 12% do negócio após a outorga do Contrato de Partilha da área adjacente ao bloco; e a segunda, de 38%, após o Acordo de Individualização de Produção, ou Unitização.
A pergunta que não cala é a razão porque a QGEP vendeu os 10% que detinha no ativo pelo mesmo valor que a Petrobras negociou ou por um valor irrisório? Nas minhas análises a razão da venda têm as seguintes respostas: 1- O ativo estava inicialmente previsto para entrar em produção em 2018, segundo estimativas iniciais da própria Petrobras que, posteriormente, foi adiando o prazo e a delimitação da acumulação que ainda está inconclusa ou seja, só existem poços no ápice da estrutura que não delimita a acumulação, pois não foram perfurados os poços nos flancos para a perfeita definição… Read more »