faixa - nao remover

ANP AUTORIZA A NTS REALIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SABER QUAL SERÁ A NECESSIDADE DO NOVO GASODUTO GASIG

GASOA Diretoria da ANP aprovou hoje (17) a realização de uma consulta pública para obter contribuições para a contratação de capacidade  de transporte de gás Natural no gasoduto de transporte denominado Itaboraí-Guapimirim (GASIG), a ser construído pela Nova Transportadora do Sudeste S.A. (NTS).   O projeto do GASIG prevê uma extensão de 11 km e capacidade nominal de 18,2 milhões de m³/dia, com o objetivo de viabilizar a movimentação do gás natural oriundo do gasoduto de escoamento Rota 3 e processado nas unidades  de gás natural (UPGNs) do COMPERJ até o sistema integrado de transporte de gás natural. O GASIG se interligará com o Gasoduto Cabiúnas – REDUC – GASDUC III na altura do km 143,7, em Guapimirim. A Chamada Pública será conduzida de maneira indireta pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

O objetivo do edital é a identificação da demanda pelo serviço de transporte dutoviário de gás natural ofertado e a contratação da capacidade de transporte na modalidade

UPGN-GASBOL(COMPERJ)

UPGN-GASBOL(COMPERJ)

firme no Ponto de Entrada Itaboraí por 15 anos a partir de 1º de março de 2023. Devido à transição para um novo modelo de reserva de capacidade de transporte no Brasil e de tarifação dessa capacidade, é fundamental a participação dos agentes na discussão das cláusulas e documentos utilizados no Processo de Chamada Pública, uma vez que eles apresentam as tarifas de referência aplicáveis ao serviço de transporte firme objeto da contratação.

Após a análise das contribuições recebidas durante a consulta pública, haverá a aprovação da minuta de edital e, como anexo, da minuta do contrato de transporte pela Diretoria da ANP. Também deverão ser aprovadas a receita máxima permitida a ser auferida pela NTS com esse projeto e as tarifas de referência aplicáveis ao serviço de transporte firme a ser contratado por meio da Chamada Pública, uma vez que esses valores fazem parte do edital, em cumprimento ao estipulado na Nova Lei do Gás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of