ANP AUTORIZOU A RETOMADA TOTAL DA OPERAÇÃO DO POLO BAHIA TERRA
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) deu por encerrado o processo de desinterdição das 38 instalações do Polo Bahia Terra, operado pela Petrobrás. O ativo representa cerca de 32% da produção terrestre de petróleo e gás natural no estado da Bahia, com 1.291,8 m³ por dia de petróleo e 373,2 mil m³ por dia de gás natural.
“As instalações foram desinterditadas gradualmente, conforme o cumprimento, pela Petrobras, das condições estabelecidas pela Agência. Ao longo do processo foram analisadas 836 condicionantes, das quais 610 foram aprovadas em primeira análise e 226 necessitaram de complementação de informações antes da aprovação. Assim, foram realizadas no total 1.024 análises, ao longo de 34 pareceres oriundos de cerca de 200 documentos analisados”, disse a ANP.
Para lembrar, a produção do polo foi paralisada no final do ano passado pela ANP. A agência disse que tomou essa medida enérgica porque, durante a realização de uma inspeção, encontrou situações críticas de falhas de conformidade de segurança operacional. Ao todo, 28 campos terrestres foram paralisados: Araçás, Buracica, Canário da Terra, Canário da Terra Sul, Cantagalo, Cidade de Entre Rios, Fazenda Alvorada, Fazenda Azevedo, Fazenda Bálsamo, Fazenda Boa Esperança, Fazenda Imbé, Fazenda Panelas, Guritã, Guritã Sul, Jandaia, Lamarão, Leodório, Malombê, Mandacaru, Massapê, Riacho da Barra, Riacho Ouricuri, Rio da Serra, Rio do Bu, Rio Itariri, Rio Sauipe, Tangará e Taquipe.
Em nota, a Petrobrás disse que “iniciou a execução dos procedimentos operacionais necessários para o retorno seguro do processo produtivo dessas instalações, sendo que todas as 38 instalações que compõem o Polo Bahia Terra já foram liberadas para operação, o que possibilitará o reestabelecimento de 100% da produção total do Polo”.
Deixe seu comentário