ANP AVALIA ÁREAS DE PAU BRASIL, PEROBA, SATURNO E ALTO CABO FRIO PARA LEILÃO DO PRÉ-SAL
O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Felipe Kury (foto), anunciou que as áreas de Pau Brasil, Peroba, Saturno e Alto de Cabo Frio estão sendo analisadas pelo órgão para serem incluídas na 3ª rodada de partilha no pré-sal, prevista para novembro. Agora, essas regiões passarão pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que deve decidir em abril se serão incluídas no leilão. As informações foram dadas pelo dirigente durante evento na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Considerada uma “joia”, a área de Pau-Brasil, na Bacia de Santos, teria reservas de 2,5 bilhões de barris de óleo recuperável. Segundo estimativa feita em 2014 por Magda Chambriard, então diretora geral da ANP, a expectativa para área é de 8 bilhões de barris de produção In situ (óleo total ainda não aprovado no reservatório e que pode não ser recuperável).
Na reunião de abril do CNPE, também é esperada a definição do calendário de leilões de áreas para exploração e produção no Brasil para os próximos três anos. O Planalto espera realizar dez licitações no período. Além disso, devem ser decididas também no encontro de abril as áreas que serão oferecidas na 14ª Rodada de Licitações, agendada para o segundo semestre. Para este ano, além da 3ª rodada de partilha do pré-sal e da 14ª Rodada, o País deve realizar o leilão de áreas com acumulações marginais e a licitação de áreas unitizáveis da União.
Kury ainda declarou que a ANP está esperando a definição de questões regulatórias, como as normas de conteúdo local e a extensão da validade do Repetro. De acordo com o diretor, o governo deve bater o martelo nos próximos dois meses.
Deixe seu comentário