faixa - nao remover

ANP CRIA NOVAS REGRAS PARA TESTES DE FORMAÇÃO DE POÇOS

bacia do espirito santoA Agência Nacional do Petróleo (ANP) fará mudanças nas regras sobre o petróleo e gás natural produzidos em testes de formação de poços. Os volumes queimados por motivos de segurança e emergência e perdidos durante os testes de formação nos poços, antes isentos de pagamento, agora pagarão royalties.

O motivo para essa mudança é a perspectiva de aumento da produção do pré-sal, que tem gerado elevados volumes ainda nos testes e podem ser aproveitados economicamente pelo operador.  Esse é justamente o ponto principal da nova regra: se as petroleiras se aproveitarem economicamente do volume produzido na fase de exploração, serão taxadas e terão de pagar royalties.

Somente em 2014, a ANP já autorizou testes de formação em poços na área de São Bernardo, na Bacia do Espírito Santo, e em Búzios (antigo campo de Franco). No campo de Búzios, por exemplo, a Petrobrás produziu, nos testes do poço 9-BRSA-1191-RJS, 11.475 barris de petróleo, além de 400 mil metros cúbicos de gás natural.

De acordo com as novas regras, através do Boletim Mensal de Produção, as empresas deverão informar os volumes produzidos em testes de formação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of