ANP DEVE PUBLICAR NOVAS NORMAS DE SEGURANÇA PARA REFINO EM JANEIRO
A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) está se movimentando para garantir um nível de segurança mais alto nas refinarias brasileiras. Uma nova resolução, que estabelece o Regime de Segurança Operacional para as Refinarias de Petróleo, já passou por audiência pública em julho de 2012 e deve ser publicada até o final de janeiro de 2014.
O novo regime será aplicado nos moldes das mudanças recentes adotadas para a área de Exploração e Produção, que tornaram os procedimentos mais rigorosos e levaram a Petrobrás a realizar mais paradas para manutenção, o que acabou afetando a produção.
No caso das refinarias, incidentes recentes, como o acidente na Repar (PR) em novembro e outros na RLAM (BA) e na Reman (AM), trouxeram o tema da segurança com mais força para o centro das discussões. O problema mais crítico para o abastecimento nacional foi o da Repar, que processa cerca de 200 mil barris por dia e só deve voltar à operação na terça-feira (17), mas, ainda assim, sem processar toda a sua capacidade.
A nova resolução não deve ter impacto imediato nas refinarias e no abastecimento, já que prevê um prazo de adequação de dois anos para as unidades em operação.
Deixe seu comentário