ANP DIZ QUE ÍNDICES DE CONTEÚDO LOCAL NÃO SERÃO ALTERADOS
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard (foto), negou, durante o seminário “Brasil: Energia & Futuro”, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que os índices de conteúdo local estejam sendo revistos ou alterados. Em contrapartida, afirmou que a reguladora está buscando esclarecer alguns itens da cartilha, a fim de exterminar dúvidas em relação às concessões.
Uma dessas questões envolveria aproximadamente 100 sondas de perfuração estrangeiras atualmente em atuação no Brasil. De acordo com Magda, a agência está se esforçando para enquadrá-las como conteúdo nacional.
Além disso, informou que algumas empresas estão tendo que apresentar explicações à ANP por descumprimento de metas de conteúdo local referentes à sétima rodada de licitações de áreas de exploração. Magda também revelou que a ANP aplicou, apenas em 2011, cerca de R$ 30 milhões em multas por descumprimento das regras, nas duas rodadas anteriores.
No mesmo evento, Magda admitiu que tem havido sensível queda na produção de alguns dos grandes campos brasileiros. Um deles é o campo de Marlim, que já produziu 600 mil barris por dia, mas atualmente produz três vezes menos. Segundo ela, é necessário rever toda a estratégia de produção desses campos, uma vez que eles são responsáveis pela geração de importantes dividendos em royalties para o país.
Deixe seu comentário