ANP DIZ QUE INTERESSE DE INVESTIDORES POR NOVAS ÁREAS DE EXPLORAÇÃO NÃO ARREFECEU
Por Matheus Meyohas (matheus@petronoticias.com.br) –
Mesmo com o momento pelo qual passa o setor de óleo e gás no país, ainda há interesse pela 13ª rodada da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). É o que defendeu a assessora da diretoria da ANP, Heloise da Costa (foto), em palestra na sexta edição do Rio Gas & Power Forum, no Rio de Janeiro. Ela questionou se a alteração do patamar dos preços muda tanto a procura por novos negócios, antes de confirmar que o interesse pelas rodadas, em especial a 13ª, prevista para esse ano, “não arrefeceu”.
O processo de lançamento da 13ª rodada está, de acordo com Heloise, 90% concluído. A assessora ainda negou a possibilidade de o leilão ser voltado exclusivamente para áreas onshore. “Dentre as possibilidades, colocamos um portfólio mais amplo”, afirmou, mencionando a inclusão de blocos em terra e no mar.
Apesar de o Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) já ter aprovado a realização da rodada, o governo federal ainda precisa aprovar a proposta de áreas, que já foi entregue. Não há previsão para quando sairá a resposta do órgão, mas a ANP espera que seja em breve.
Quando questionada sobre a comparação do interesse demonstrado pelo mercado em 2013 e a expectativa para 2015, Heloise destacou que o interesse não precisa ser o mesmo para ser expressivo. “Temos que olhar para o longo prazo. Exemplos de rodada no mundo e no Brasil tem momentos de 80% de sucesso e outros de 60% de sucesso, o que não quer dizer que seja um fracasso”, afirmou.
Deixe seu comentário