ANP ENCAMINHOU AO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA NOVOS ESTUDOS SOBRE DOIS BLOCOS DO PRÉ-SAL | Petronotícias




faixa - nao remover

ANP ENCAMINHOU AO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA NOVOS ESTUDOS SOBRE DOIS BLOCOS DO PRÉ-SAL

anpA diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou hoje (7) os estudos geológicos e econômicos que resultaram na delimitação de mais dois blocos exploratórios do pré-sal:  Rubi e Granada, ambos localizados na Bacia de Santos. A agência encaminhará os estudos para o Ministério de Minas e Energia (MME) analisar a viabilidade de inclusão dos blocos em futuras rodadas.

Segundo a ANP, a área total estudada possui cerca 1.200 km² e seu potencial petrolífero foi estimado em um volume riscado médio total (considerando riscos e incertezas) de 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente. “Cabe ao MME propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a definição dos blocos que poderão ser objeto de rodadas de licitações de partilha de produção e os parâmetros a serem adotados”, acrescentou a agência.

A diretoria do órgão regulador também aprovou hoje o seu primeiro Plano de Estudos Econômicos Estratégicos (PEE). A iniciativa tem como objetivo conduzir estudos de longa duração sobre temas prioritários, aprovados pela Diretoria da ANP e alinhados com a estratégia da agência. O PEE compreenderá pesquisas empíricas, envolvendo a aplicação de métodos estatísticos, econométricos ou de modelagem computacional.

A primeira versão do documento traz sete temas a serem abordados, em ordem de prioridade, no biênio de 2024-2025: 1. Acesso às instalações na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis: teoria e regulação (janeiro de 2024); 2. Medidas de incentivo à produção incremental em campos maduros, impactos sobre a atividade petrolífera e possíveis influências regionais (junho de 2024); 3. Mercado de GLP: estrutura, precificação, fluxos e mercado consumidor (dezembro de 2024); 4. Mercado de revenda de combustíveis automotivos: mapeamento da concentração, aprimoramento da metodologia de detecção de carteis e relações concorrenciais entre distribuidores e postos revendedores (abril de 2025); 5. Integração vertical na cadeia do downstream: histórico, motivações e resultados (junho de 2025); 6. Mercados de biocombustíveis: estrutura, precificação, desenvolvimento e impactos para a economia de baixo carbono (novembro de 25); e 7. Agent-based models (modelagem e simulação baseada em agentes) para a indústria de combustíveis (dezembro de 2025).

Os estudos previstos no PEE terão como objetivo ampliar o conhecimento da ANP sobre o setor regulado, o que poderá subsidiar aprimoramentos em sua regulação. O plano prevê ainda o estabelecimento de possíveis parcerias com pesquisadores externos. Os resultados dos estudos poderão ser posteriormente publicados no site da Agência, a depender dos critérios de sigilo, para que sejam consultados por quaisquer interessados”, finalizou a ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of