faixa - nao remover

ANP ESTÁ MAIS PERTO DE INCLUIR UM PROMISSOR BLOCO DA BACIA DE SANTOS NA OFERTA PERMANENTE

Sonda-Diamond-750x430A diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a inclusão de novas áreas no edital da Oferta Permanente de Concessão. No ambiente marítimo, a agência decidiu aprovar a futura inclusão do Bloco S-M-1259, na fase de estudo. A partir das avaliações realizadas pela ANP, foi identificado que o bloco possui uma área total de 2.289 km², em lâmina d’água variando entre 2.300 e 2.590 metros. Foi estimado ainda que há um volume in place na ordem de 5 bilhões de barris de óleo equivalente.

A ANP detalhou que o bloco ainda passará por análise dos órgãos ambientais pertinentes para só então ser reavaliado pela agência e, possivelmente, ser incluído em novo edital da Oferta Permanente de Concessão. O órgão regulador explicou que para o estudo desse bloco foi utilizada, pela primeira vez, a metodologia de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para Regime Concessão, conforme orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). O EVTE é uma das metodologias que podem ser aplicadas para a estimativa de bônus mínimo de assinatura.

A indicação do bloco está inserida na Carteira de Projetos Estratégicos ANP 2021-2024, no âmbito do Projeto Estratégico ‘Mapeamento Geológico do Potencial Remanescente do Pré-sal – Fase II’. Esse projeto tem por objetivo avaliar o potencial remanescente do Pré-sal em sua extensão geológica, incluindo a região do play na Plataforma Continental Estendida além do limite da Zona Econômica Exclusiva”, disse a ANP.

A diretoria da agência aprovou também a inclusão dos blocos exploratórios terrestres PRC-T-54 e ES-T-399, nas bacias dos Parecis e do Espírito Santo, respectivamente, e da área com acumulações marginais Japiim, na Bacia do Amazonas, no edital da Oferta Permanente de Concessão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of