ANP FISCALIZA 452 POSTOS EM SÃO PAULO NA MAIOR OPERAÇÃO DO ANO
A ANP informou que conclui a fiscalização de 452 postos de combustíveis em São Paulo esta semana, no que é considerada pela agência a maior operação do ano. Os agentes da ANP colheram amostras em estabelecimentos da capital paulista e de mais 24 municípios da região metropolitana do estado. Seis postos foram interditados e outros ainda podem sofrer sanção, caso os testes comprovem inadequação aos índices exigidos pela ANP.
Segundo a agência, a operação teve como objetivo averiguar as denúncias feitas pelos consumidores ao Centro de Relacionamento com o Consumidor (CRC). Desde o início do ano, foram 1.566 denúncias por suspeita de adulteração no estado, sendo 764 apenas na capital.
“Foram coletadas 1.356 amostras de gasolina, etanol hidratado e óleo diesel, que estão sendo analisadas pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT/USP). Esse foi o maior número de amostras enviadas ao laboratório em uma única ação de fiscalização feita pela agência”, afirmou a ANP em nota.
De acordo com a agência, o índice de não conformidade em São Paulo no último trimestre foi de 1% para a gasolina, de 0,9% para o etanol, e de 2,9% para óleo diesel, ficando abaixo da média nacional, que é de 1,6%, 2,0% e 3,2%, respectivamente, para esses combustíveis.
Além da interdição dos postos, a ANP informou ter aberto processos administrativos, que serão enviados ao Ministério Público Estadual, para apuração de crime contra o consumidor. No caso de serem aplicadas multas, os valores podem ir de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.
Deixe seu comentário