ANP PARALISA PROCESSO DE ANÁLISE SOBRE PEDIDO DE WAIVER PARA FPSO DE SÉPIA
Compasso de espera na decisão sobre o destino do FPSO de Sépia. A decisão sobre o pedido de perdão pelo não cumprimento de conteúdo local (waiver) na embarcação foi paralisado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A definição sobre o tema ocorrerá apenas após concluída a revisão da cessão onerosa.
A agência reguladora informou ao Petronotícias que o Contrato de Cessão Onerosa prevê a revisão de alguns itens contratuais, entre eles, os percentuais mínimos de conteúdo local. E como esse processo de revisão ainda está em andamento, a ANP não fará a análise do waiver até sua conclusão.
A Petrobrás alega que a indústria nacional não tem prazo e preços competitivos e, por isso, pediu autorização para construir a unidade de Sépia e também a de Libra no exterior. Os estaleiros brasileiros, representados pelo Sinaval, reagiram. A entidade anunciou recentemente que vai acionar novamente à Justiça para tentar suspender os dois leilões.
Uma vergonha nosso país com milhares de desempregados e nova diretoria da Petrobras insistindo comprar estes equipamentos fora do pais, desta forma nunca conseguiremos ter tecnologia propria. Sempre dependendo do exterior.
Porque não fazer como a China, Corea do Sul que se desenvolveram, vamos ter mais atenção com este pais maravilhoso chamado Brasil
Tenho 60 anos. Comecei a trabalhar na área Naval e de Óleo e Gás com 19 anos após me formar Oficial de Máquinas da Marinha Mercante.
Mais tarde estudei engenharia, mas sempre me mantive no ramo.
Entre escola e indústria já se vão 45 anos da minha vida profissional. É tempo.
Vivi a época da malfadada Sunamam, vivi a crise da de ada de 80 e o ressurgimento da indústria Naval assim como o surgimento do pré sal.
Brasil é um país estranho. Oscila entre protecionismo exagerado e livre importação. Desde que me entendo por gente foi assim. Não vejo mudança.
Sérgio Dutra
“Alea jacta est”. Espero que em favor dos empregos nacionais!