ANP PODE PASSAR POR MUDANÇAS NA DIRETORIA
O alto escalão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) poderá em breve passar por mudanças. O mandato dos atuais diretores Florival Carvalho e Helder Queiroz (foto) se encerra no final deste mês, abrindo espaço para a possibilidade de novos nomes na diretoria da autarquia do setor petrolífero.
A indicação de sucessores para os cargos de direção deve ser feita pela presidente da República, Dilma Rousseff. Antes da nomeação, no entanto, os candidatos precisam passar por uma sabatina realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e ser aprovados em plenário.
Entre os nomes especulados, estariam o chefe de gabinete da Agência, Silvio Jablonksi, e o superintendente de abastecimento, Aurélio Amaral. Ambos teriam sido sugeridos pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, cujo mandato termina em 2016. A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, também seria uma possível indicada aos cargos.
Embora seja permitida a recondução ao cargo, o diretor Helder Queiroz já afirmou em público que seu ciclo na ANP foi concluído, e que vai se dedicar a projetos pessoais como professor e consultor na área de óleo e gás. O diretor Florival Carvalho, por sua vez, estaria buscando um novo mandato.
De acordo com as regras atuais, a Agência pode funcionar com ao menos três membros da diretoria. Além dos executivos que encerram seus mandatos neste mês, o colegiado da ANP é formado pela diretora-geral, Magda Chambriard, e pelos diretoes José Gutman e Waldyr Barroso.
Deixe seu comentário