MAGDA VAI APRESENTAR RODADA DO PRÉ-SAL A INVESTIDORES DA ÁSIA
A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, vai ao Japão, na terça-feira (3), e à China, na quinta-feira (5), para apresentar os detalhes da 1ª rodada do pré-sal a investidores. O leilão, que envolve o campo de Libra, com um bônus fixado em R$ 15 bilhões, está marcado para o dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro.
Para o governo é de grande interesse que a disputa seja acirrada, para que a sua participação no total de óleo produzido seja maior. As empresas interessadas na rodada têm até o dia 9 de setembro para adquirir o pacote de dados referente ao campo de Libra, o que já foi feito por 13 empresas até o momento.
A União terá direito a pelo menos 41,65% do óleo lucro (que sobra após o desconto dos custos de produção) extraído na região. As regras da rodada incluem ainda a Petrobrás como operadora obrigatória do campo de Libra, com pelo menos 30% de participação, além de prever a participação da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) nas decisões de investimentos, detendo inclusive poder de veto.
A previsão da ANP é que o campo vai demandar um programa exploratório mínimo de R$ 610,9 milhões, com prazo de quatro anos, prorrogável por mais um, envolvendo uma sísmica 3D em área de 1,5 mil km², a perfuração de dois poços exploratórios e um teste de longa duração.
A área a ser leiloada tem 1.547 quilômetros quadrados, sendo que a estimativa da agência é que haja de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de óleo recuperável, de um total de 26 bilhões a 42 bilhões de barris in situ. O contrato de partilha tem validade por 35 anos.
Deixe seu comentário