ANUÁRIO INTEGRIDADE ESG DESTACA AS PRINCIPAIS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS
A edição 2025 do Anuário Integridade ESG, produzido pela Insight Comunicação, será lançada nesta quarta-feira (20), na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, com a presença de executivos de grandes empresas brasileiras. No levantamento, a Petrobrás ficou em primeiro lugar entre as companhias de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e alcançou a 13ª posição no ranking geral.
O anuário destacou o Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobrás, que prevê aumento de 42% nos investimentos em energia limpa. Do total de US$ 111 bilhões previstos, US$ 16,3 bilhões serão destinados a projetos de baixo carbono — o maior valor já reservado pela estatal nessa área. Entre as iniciativas citadas estão a parceria de descarbonização com a Vale e o acordo com o Instituto Senai de Energias Renováveis, que prevê R$ 90 milhões para pesquisas em hidrogênio verde. “Na agenda social, o Programa Petrobrás Socioambiental destinou R$ 446 milhões a 63 projetos em todas as regiões do país, na maior seleção pública já realizada”, registra o levantamento.
Na sequência da estatal aparecem a Cosan, em segundo lugar, com destaque para investimentos sociais de mais de R$ 117 milhões em projetos voltados a educação, saúde e empreendedorismo; e a Vibra, em terceiro, por iniciativas em biocombustíveis, renováveis e novas tecnologias. “A parceria com a EZVolt já oferece recarga de veículos elétricos e planeja criar o maior corredor elétrico do país, com cerca de 9.000 km, com meta de disponibilizar o serviço em 25% da rede até 2030”, cita o anuário.
Completam o top 5 a Prio, que em 2024 destinou US$ 19 milhões a programas ambientais na Bacia de Campos (RJ), com foco em preservação, monitoramento da fauna marinha e educação ambiental; e a Shell, que anunciou investimentos de até US$ 15 bilhões em tecnologias como captura e estocagem de carbono (CCS), hidrogênio verde e renováveis, com a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050 no Brasil.
“Comparando os dados levantados em demais edições, é notória a evolução da maturidade das empresas nos eixos ambiental, social e de governança. Compromissos que há alguns anos eram pouco críveis, como zerar as emissões de carbono e igualar a representação de homens e mulheres em conselhos de administração ou diretorias executivas, hoje são metas materializadas ou em curso de serem alcançadas”, afirma João Pedro Faro, CEO da Insight Comunicação. Segundo ele, a tendência é de que as empresas mantenham a prática de prestação de contas. “Parece ser um caminho sem volta”, completa.
A edição 2025 também marca a estreia do Prêmio Destaques ESG, que será entregue nesta quarta-feira (20), no auditório da Presidência da FGV, no Rio de Janeiro.

publicada em 19 de agosto de 2025 às 20:00 




