faixa - nao remover

APAGÃO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA ATINGIU 25 ESTADOS E DISTRITO FEDERAL E AINDA AFETA AS REGIÕES NORTE E NORDESTE

Torres e LinhasUma terça-feira para lá de complicada para o país, que sofreu um apagão de grande extensão na manhã de hoje (15). A queda no fornecimento de energia elétrica atingiu todos os estados, exceto Roraima – que ainda não é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a última atualização do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência no SIN interrompeu 16 GW de carga em todas as regiões do país. A recomposição já foi concluída nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Contudo, os estados do Norte e Nordeste ainda sofrem com a falta de energia. Até às 12h25, o ONS disse que a recomposição nessas regiões chegou a 55% e 81%, respectivamente. Todas as capitais do Nordeste já se encontram com o suprimento de energia normalizado.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse o ONS.

O ONS acrescentou ainda que, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. “Às 10h45 estão recompostos 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste. Recomposição do Sul e Sudeste concluídas”, finalizou o órgão.

O Ministério de Minas e Energia disse que o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Em nota, a Enel, responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, disse que a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. “No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS”, disse a distribuidora. A companhia disse ainda que o procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no SIN e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

Em uma postagem no Twitter, por volta das 10h, a Light disse que “a energia foi totalmente restabelecida nas regiões impactadas pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga”. A empresa explicou que foi registrada a falta de energia em trechos de bairros das Zonas Norte e Oeste, no Rio de Janeiro, e também em pontos da Baixada Fluminense.

Reportagem atualizada pela última vez às 14h57 –

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of