APENAS TRÊS PROPOSTAS FORAM APRESENTADAS PARA CESSÃO ONEROSA
Das 19 empresas convidadas pela Petrobrás para a licitação dos FPSOs da Cessão Onerosa, apenas três propostas foram entregues. O estaleiro Jurong do Brasil, inaugurado no fim do mês passado, a Andrade Gutierrez e um consórcio formado por Odebrecht/UTC/OAS foram os únicos a se apresentar para fazer a conversão dos cascos para a Petrobrás.
Os custos envolvidos na conversão dos quatro navios é estimado em US$ 2 bilhões, incluindo as reformas necessárias ao Estaleiro Inhaúma – antigo Ishibrás – que estará à disposição das empresas para as atividades.
Os FPSOs serão chamados de P-74, P-75, P-76 e P-77, sendo que o primeiro já chegou ao Porto do Rio e já foi rebatizado. A unidade será a primeira a atuar na cessão onerosa, onde atuará no pré-sal da área de Franco, na Bacia de Santos.
As empresas Keppel e Setal também eram esperadas para a apresentação de propostas, porém apenas a Andrade, a Jurong e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, formado pelo consórcio Odebrecht/UTC/OAS, se manifestaram. Recentemente, o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo (foto), afirmou que pretende entrar com mais força na área de serviços para óleo e gás nos próximos anos.
A assinatura do contrato deve ser concretizada no primeiro semestre do ano que vem, mesma época em que está prevista a abertura de licitação para a montagem e a integração dos módulos para os FPSOs. Já a entrega das unidades só deverá ocorrer entre 2015 e 2016.
Deixe seu comentário