APESAR DAS DIFICULDADES NO ÓLEO&GÁS E NO SETOR MARÍTIMO, AKZO NOBEL COMEMORA RESULTADOS NO PRIMEIRO SEMESTRE
A AkzoNobel uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, comemora os resultados obtidos no primeiro semestre deste ano, apesar de toda crise internacional nos negócios. Apenas no setor de óleo e gás e no segmento marítimo, o grupo teve dificuldades, neste primeiro semestre, compensadas pela performance de outros setores. Com sede em Amsterdã, na Holanda, emprega 46 mil pessoas em cerca de 80 países.
O faturamento do primeiro semestre foi impulsionado pelo forte crescimento de volume de tintas decorativas que chegaram a 6% na Ásia e na América Latina. A evolução do volume foi parcialmente contrabalanceada por preços/mix desfavoráveis. O impacto favorável do Real brasileiro foi compensado pelo enfraquecimento da libra esterlina. A empresa lançou diversos produtos em mercados-chave, incluindo a marca de revestimentos Premium Levis no mercado profissional nda China e o produto Superlavável no Brasil.
O faturamento do semestre no segmento de coatings também registrou alta: 4%. Os índices positivos de volume de Industrial and Powder Coatings foram ofuscados pela fraca demanda por Marine and Protective Coatings. O retorno das vendas e retorno sobre investimentos foram afetados por esses índices e pela aquisição do negócio de Industrial de Coatings.
O Grupo teve uma alta de 6 % no semestre no setor de químicos, com crescimento em todas as unidades de negócios e regiões. Vários deles se beneficiaram de melhores condições nos segmentos de perfuração de petróleo, agroquímicos e construção. O forte crescimento na China se deu por conta da implantação da nova planta de peróxidos orgânicos em Ningbo e do fechamento de unidades de produção de concorrentes, após endurecimento dos padrões locais de saúde, segurança e meio ambiente.
A AkzoNobel ainda prevê uma melhoria ao longo do ano na América do Norte e Ásia e acredita também numa estabilização na América Latina, com tendências de mercado que considera desafiadoras. Principalmente para as indústrias marítimas e de óleo e gás. O CEO da Akzo Nobel, Thierry Vanlancker, comemora os resultados, fala em crescimento, mas registrou queda nos negócios marítimos e no setor de óleo e gás:
“Depois de registrarmos um desempenho recorde na empresa como um todo no primeiro trimestre, continuamos crescendo em todas as nossas áreas de negócios. A exceção se deu nas indústrias marítima e de óleo e gás devido às condições adversas nesses mercados e por conta da inflação que afeta parte de nosso negócio. Planos de compensação já estão sendo implantados e os benefícios poderão ser vistos ao longo do restante do ano”.
Valancker falou também sobre a estratégia que a empresa empreendeu:
“Durante a primeira metade do ano, investimos para aumentar de forma significativa a nossa capacidade de produção em todo o mundo e lançamos duas de nossas marcas de Tintas Decorativas Premium em mercados-chave. Também anunciamos duas aquisições que estão fortalecendo o nosso negócio de Performance Coatings. Eu estava envolvido no desenvolvimento de nossa estratégia para acelerar o crescimento sustentável e criar valor para todos os nossos stakeholders. Continuaremos implementando planos para criarmos duas empresas focadas e de alto desempenho – Tintas e Revestimentos e Specialty Chemicals.”
Deixe seu comentário