APESAR DE BONS RESULTADOS NA PRODUÇÃO E NA VENDA DE AÇO NO BRASIL, DIMINUI O ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS CEOs DAS SIDERÚRGICAS
Mesmo apresentando bons resultados de produção e venda nos primeiros 5 meses do ano, a indústria brasileira de aço apresentou uma queda no índice de confiança dos CEOs da indústria. As siderúrgicas produziram 13,7 milhões de toneladas de aço bruto entre janeiro e maio deste ano, uma elevação de 0,7% em relação a igual período de 2024. Nesse período, as importações cresceram 26,8%, tendo atingido 2,9 milhões de toneladas. Ainda na mesma comparação, as vendas internas avançaram 3,3%, acumulando 8,6 milhões de toneladas; as exportações cresceram 3,3%, para 4,1 milhões de toneladas; e o consumo aparente de produtos de aço avançou 9,2%, para 11,3 milhões de toneladas, parte explicado pela forte alta das importações. Os dados são do Instituto Aço Brasil.
Na estatística mensal, a produção de aço bruto cresceu 5% em maio, ante maio de 2024, para 2,7 milhões de toneladas. Seguindo a comparação, as importações avançaram 24,8%, para 700 mil toneladas – o maior patamar mensal da história – e as exportações subiram 40,1%, para 1 milhão de toneladas. As vendas internas cresceram 3,8%, para 1,8 milhão de toneladas, e o consumo aparente de produtos de aço cresceu 12,2%, tendo fechado em 2,4 milhões de toneladas.
Pelo oitavo mês seguido, registra-se queda no Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), que reflete as percepções dos CEOs das empresas do setor. O indicador recuou em junho 7,5 pontos ante maio, tendo atingido 22,7 pontos, o segundo menor patamar da série histórica, acima apenas dos 16,3 pontos registrados no auge da pandemia de Covid-19. Resultados abaixo de 50 pontos denotam falta de confiança do setor.
Deixe seu comentário