APESAR DE RECORDE NO PRÉ-SAL, PRODUÇÃO DA PETROBRÁS CAI EM MAIO | Petronotícias




faixa - nao remover

APESAR DE RECORDE NO PRÉ-SAL, PRODUÇÃO DA PETROBRÁS CAI EM MAIO

Petrobras Dolomita SulO balanço da Petrobrás para o mês de maio registrou dois novos recordes mensais em campos do pré-sal, atingindo uma marca histórica. A produção operada pela companhia cresceu 1,6% em relação a abril, chegando a 726 mi barris por dia, e a sua produção própria desse total atingiu um total de 519 mil barris diários, em crescimento de 3,2% sobre o registrado no mês anterior. A estatal, no entanto, apresentou queda no valor total de sua produção, em uma queda de 0,7% no comparativo com abril.

O decréscimo registrado leva em conta a produção de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, apresentado no mês de maio. Enquanto em abril atingiu-se um total de 2 milhões 785 mil barris por dia, maio ficou marcado por uma produção de 2 milhões 766 mil barris. Comparando-se a maio de 2014, houve crescimento de 6,2%.

De acordo com a estatal, o processo produtivo foi afetado pela maior quantidade de paradas para manutenção de plataformas. As perdas decorrentes disso foram parcialmente compensadas pela entrada antecipada em operação do sistema de produção do campo de Atapu, na Bacia de Santos, com o FPSO Cidade de São Vicente. Ao mesmo tempo, a plataforma P-58 teve sua produção recuperada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos.

O total produzido em maio no Brasil foi de 2 milhões 574 mil barris diários, o que representa uma redução de 0,8% em relação ao mês de abril. A produção exclusiva de petróleo no país foi de 2 milhões 111 mil barris por dia, valor 1% menor que o registrado no mês anterior. Já o volume de gás natural produzido pela empresa, excluindo o volume liquefeito, somou 73 milhões 593 mil m³/dia, semelhante à produção de abril.

A estatal elevou sua produção no exterior em 1,2%, atingindo a marca de 192 mil barris diários. A elevação é resultado dos poços de gás no campo de Hadrian South, no território norte-americano do Golfo do México. A produção média de petróleo no exterior foi de 101 mil barris por dia, um total similar ao registrado em abril. Ainda fora do Brasil, a média produtiva de gás natural no mês de maio foi de 15,3 milhões m³/dia, trazendo um crescimento de 3,2% sobre o mês anterior.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of