APÓS CERIMÔNIA DE BATISMO, FPSO BACALHAU DEVE COMEÇAR EM BREVE SUA VIAGEM RUMO AO BRASIL
Quase tudo pronto para a partida do FPSO Bacalhau rumo ao Brasil. A embarcação acaba de passar pela cerimônia de batismo em Singapura, e deve começar em breve sua viagem rumo à costa brasileira. O navio-plataforma será instalado no campo de Bacalhau, operado pela Equinor na Bacia de Santos, com início de produção previsto para 2025. Com uma capacidade de produção de 220 mil barris por dia, o que equivale a uma planta terrestre de processamento de óleo e gás com uma área de 10 quilômetros quadrados, o peso do módulo superior de tratamento de óleo e gás do FPSO chega a 50 mil toneladas.
A construção da plataforma foi liderada pela japonesa Modec, no estaleiro Tuas Boulevard, da Seatrium, em Singapura. “Este FPSO representa o resultado de incontáveis horas de planejamento, engenharia, colaboração entre países e trabalho em equipe, refletindo nosso compromisso com inovação, segurança, qualidade e sustentabilidade”, disse o presidente e diretor executivo da MODEC, Takeshi Kanamori. “Este FPSO incorpora nossa visão compartilhada. Ela carregará as esperanças e aspirações de nossa equipe e das comunidades que servimos quando partir para o Brasil e iniciar sua operação”, acrescentou.
A madrinha de batismo do navio foi a presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho. O evento contou ainda com outros representantes da Equinor e das empresas ExxonMobil Brasil, Petrogal Brasil e Pré-Sal Petróleo (PPSA), que são parcerias da petroleira norueguesa no desenvolvimento de Bacalhau.
O FPSO marca a primeira aplicação do casco M350 da MODEC, um casco de nova geração para FPSOs. A embarcação, que tem 364 metros de comprimento, 64 metros de largura e 33 metros de profundidade, será conectada a 19 poços submarinos. Com um calado projetado de 22,65 metros e uma área de convés de 17.400 metros quadrados, é equivalente em tamanho a três campos de futebol padrão.
Assista abaixo a um vídeo que mostra alguns momentos da cerimônia de batismo:
Deixe seu comentário