APÓS CONVERSAS COM A PETROBRÁS, SEABRAS ADIA CAPITALIZAÇÃO
A Seabras, subsidiária da Seadrill, havia anunciado a sua Oferta Pública Inicial (IPO) de ações no mercado brasileiro para este início de ano, mas após conversas com a Petrobrás, que é sua principal cliente no país, decidiu adiar em dois meses a operação. A projeção de arrecadar R$ 1,7 bilhão no mercado só poderá ser levada adiante após algumas mudanças na estrutura corporativa da empresa.
As sondas que a Petrobrás afreta do grupo estão na verdade em nome da Seadrill e, com a reestruturação, que está sendo feita paralelamente à oferta de ações, passariam à Seabras.
As sondas foram alugadas pela Petrobrás em 2008 e os contratos vão até 2014. O financiamento delas está lastrado nestes contratos, portanto a Petrobrás teria que aprovar alguns pontos da reestruturação que pudessem envolver os acordos.
Um dos pontos que gerou questionamentos no mercado foi o fato de que 58% do que for arrecadado com a operação na bolsa iria para a Seadrill, como forma de pagamento pelos ativos adquiridos pela Seabras.
A Seadrill, controlado pelo norueguês John Fredriksen, afirmou que esperava um grande interesse do mercado por suas ações, quando anunciou a operação.
Deixe seu comentário