APÓS INVESTIR R$ 800 MILHÕES, CASA DOS VENTOS INAUGURA NOVO PARQUE EÓLICO NO CEARÁ
Os ventos continuam soprando e a energia eólica vem ganhando espaço aceleradamente na matriz brasileira, agora com mais um empreendimento relevante em operação. Trata-se do Complexo Eólico Ventos de Tianguá, inaugurado nesta quarta-feira (14), na Serra da Ibiapaba, no Ceará.
De acordo com a Casa dos Ventos, responsável pelo empreendimento, foram investidos aproximadamente R$ 800 milhões no desenvolvimento do parque, que envolve cinco usinas eólicas e 77 aerogeradores, com capacidade somada de 130 MW de geração.
“Estamos orgulhosos de contribuir de maneira relevante para que o Ceará se torne uma referência na produção de energia limpa”, afirma o diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe (foto).
Além da implantação dos parques, a companhia também investiu na construção de uma linha de transmissão até a subestação Ibiapina II, por onde a energia gerada pelo empreendimento será conectada ao Sistema Interligado Nacional.
O Complexo Eólico Ventos de Tianguá é o quarto empreendimento que a Casa dos Ventos inaugura nos últimos doze meses, somando quase 750 MW de parques eólicos energizados pela companhia no último ano.
“Isso representa cerca de 7% de toda capacidade instalada em operação no país. Fomos capazes de manter os investimentos em ritmo acelerado e atingir resultados importantes no último ano, mesmo diante do atual cenário econômico do país”, destacou Araripe.
A empresa ainda está construindo um outro complexo eólico situado na divisa entre Piauí e Pernambuco: o Ventos do Araripe III, localizado no alto da Chapada do Araripe, que será composto por 156 aerogeradores e terá potência instalada de 359 MW, o que o inclui na lista de maiores complexos eólicos da América Latina. A entrada em operação comercial desse empreendimento também se dará de forma antecipada ao cronograma regulatório e está prevista para fevereiro de 2017, segundo a Casa dos Ventos.
Deixe seu comentário