APÓS MUDANÇAS NA LEI DAS ESTATAIS, PETROBRÁS JÁ SOMA QUASE R$ 1 BILHÃO EM CONTRATAÇÕES
Novos tempos. A Petrobrás anunciou hoje (25) ao mercado que está se aproximando da marca de R$ 1 bilhão em contratações, um ano depois da aplicação das novas regras da Lei das Estatais (13.303/16). A empresa também já contabiliza, desde então, mais de 1.500 licitações publicadas. Segundo a estatal, as mudanças na legislação facilitaram a entrada de novas empresas no seu rol de fornecedores.
“A visão que temos deste período é muito positiva. Percebemos que se abriram mais oportunidades de acesso ao mercado, além da entrada de fornecedores que antes não participavam. Estão aparecendo empresas muito boas, que não chegavam pelo processo anterior”, disse o gerente executivo de Suprimentos de Bens e Serviços, Cláudio Araújo. Todas as licitações da empresa passaram a ser publicadas no Diário Oficial da União.
O executivo lembra também que número de propostas válidas dobrou, aumentando de quatro para oito neste primeiro ano. Hoje, cerca de 86% da carteira de contratação da estatal está dentro das novas regras. A petroleira afirma ainda que conseguiu reduzir o tempo do processo de contratação em 30%, em média.
“É um trabalho que temos feito nos últimos anos a partir da otimização e simplificação de processos, bem como da adoção de soluções tecnológicas. Mas a lei ajuda em alguns aspectos, como por exemplo na restrição a uma fase de recurso. Antes eram dois momentos de recurso”, acrescentou Cláudio.
Uma das novas modalidades, a de disputa aberta, possibilitou uma redução de preço na ordem de 20% durante a etapa de lances, além de permitir que os fornecedores vejam o comportamento do mercado para aquele serviço durante a disputa.
As promessas e/ou constatações de contratações são boas e finalmente a Petrobras retorna ao seu papel de indutora do crescimento e desenvolvimento nacional. Espero que nos próximos 5 anos pague bons dividendos depois, sempre, de definir bons números de investimentos tão necessários ao Brasil atual de desempregados. Há bons ativos que certamente propiciarão bons ganhos de prazos mais longos para os investidores.