faixa - nao remover

APÓS NOVOS EVENTOS CANCELADOS NOS EUA, CRESCE A EXPECTATIVA SOBRE O DESTINO DA OTC HOUSTON 2020

WhatsApp Image 2020-03-05 at 21.56.10Os dias na cidade de Houston, no Texas, têm sido uma mistura de apreensão e incerteza para quem vive do setor de óleo e gás. E o motivo não poderia ser outro – o surto do coronavírus, que avança com força pelo mundo afora. De um lado, os executivos que vivem na cidade percebem cada vez mais o impacto do Covid-19 em suas rotinas profissionais: outro evento do setor foi cancelado em virtude da epidemia – o Brazil Energy & Gas Meeting Houston 2020. O encontro aconteceria na próxima quinta-feira (12), na Rice University. Enquanto isso, cresce também a expectativa sobre o destino do principal encontro de negócios do calendário mundial de óleo e gás – a OTC Houston 2020. Existe muita incerteza de executivos e da própria cidade americana sobre a realização ou não da conferência. A organização do evento segue o seu cronograma normalmente, na torcida para que o coronavírus retroceda. Mas, apesar disso, o Petronotícias já recebeu relatos de desistências e cancelamentos de passagens de executivos no Brasil rumo à OTC. A preocupação com o vírus é real.

O número de novos casos do coronavírus cresce pelo mundo e, no mesmo compasso, aumenta também a fila de eventos empresariais cancelados em virtude da epidemia. No estado vizinho ao Texas, a Louisiana, outro encontro do setor de óleo e gás precisou ser adiado. Trata-se do The World Petrochemical Conference (WPC), que estava marcado para o intervalo entre 24 e 27 de março, na cidade de Nova Orleans. “Nossa decisão foi tomada seguindo orientações recentes das autoridades de saúde e tendo em vista o rápido crescimento nos casos globais de COVID-19, além de aumentar as restrições de viagens e outras circunstâncias”, explicou a organização do evento.

Conforme noticiamos ontem, a organização da OTC Houston disse ainda não ter previsão de mudanças no cronograma da feira. Voltamos a questionar a equipe do evento sobre a possibilidade de cancelamento de pavilhões, como o da China, país onde o Covid-19 surgiu. O staff da OTC nos enviou a lista das empresas confirmadas até agora na feira, que está programada para acontecer no NGR Stadium, entre os dias 4 e 7 de maio. Até agora, são 1.721 expositores confirmados. A China tem reservada para si duas grandes áreas. Outras empresas do país também estarão espalhadas pelo NGR. Nos bastidores do mercado, porém, existe a desconfiança de que os chineses não serão autorizados a participar do evento. Ainda há uma grande incógnita.

CERAWeek: evento que discute tendências para os mercados globais de energia, geopolítica e tecnologia foi cancelado neste ano

CERAWeek: evento que discute tendências para os mercados globais de energia, geopolítica e tecnologia foi cancelado neste ano

Ainda dentro dos Estados Unidos, vale lembrar que o CERAWeek, importante evento de energia do país, foi cancelado por causa do coronavírus. Uma nova edição agora só em 2021. Fora do território americano, do outro lado do Atlântico, a feira Wire and Tube, na Alemanha, teve destino um pouco diferente. A empresa responsável por organizar o evento decidiu adiá-lo, seguindo uma recomendação da equipe de gerenciamento de crises do governo alemão. Ainda não há definição sobre a nova data do encontro.

Os números mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que existem 95.333 casos da doença confirmados até agora. As mortes chegam a 3.282. Na China, os infectados somam 80.565. Nos demais países, o número é de 14.768. Falando especificamente dos Estados Unidos, são 129 doentes até agora. O vírus já atingiu 19 estados do país. O Texas, sede da OTC Houston, teve 4 casos até o fechamento desta reportagem.

A SITUAÇÃO DO PAVILHÃO BRASILEIRO NA OTC 2020

Pavilhão Brasileiro na OTC 2020 terá 50 empresas caso o evento não seja cancelado por causa do coronavírus

Pavilhão Brasileiro na OTC 2020 terá 50 empresas caso o evento não seja cancelado por causa do coronavírus

Nossa equipe de reportagem procurou vários órgãos e entidades envolvidas de alguma forma com a OTC Houston. A Apex-Brasil é a responsável pela montagem do pavilhão brasileiro no evento. A entidade confirmou que até o momento existem 50 empresas nacionais inscritas como expositoras, mais a Petrobrás e alguns órgãos. A lista completa está no final desta reportagem.

A Apex-Brasil disse que está neste momento “trabalhando com o cronograma do projeto normalmente, incluindo o projeto arquitetônico já aprovado, fornecedores contratados e empresas confirmadas”. Quando questionada sobre como o surto de coronavírus poderia impactar o planejamento do Pavilhão Brasil, a agência respondeu da seguinte forma: “Uma vez que a organizadora da feira não adiou ou cancelou o evento, estamos seguindo normalmente o cronograma de preparação da participação brasileira. Estamos sensíveis e atentos ao tema, e em contato com a organização do evento, que informou estar monitorando o impacto do COVID-19”.

Também consultamos o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que organiza a já tradicional delegação empresarial brasileira com destino a Houston. Em nota, o órgão disse que está monitorando de perto os desenvolvimentos da doença no Brasil e no mundo, mas que “as operações normais continuam por enquanto, incluindo as missões comerciais”. O consulado ainda acrescentou que está “trabalhando ativamente com parceiros internacionais e governos para combater a propagação do surto”. Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) foi mais sucinto e disse que poderia comentar apenas que “o IBP vai participar da OTC Houston”.

LISTA DAS EMPRESAS E DOS ÓRGÃOS BRASILEIROS DA OTC HOUSTON 2020:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of