faixa - nao remover

APÓS PRESSÃO NO SENADO, LEILÃO DO PRÉ-SAL É CONFIRMADO PARA OUTUBRO

Depois da denúncia de que a Petrobrás era alvo de espionagem do governo americano, o dia começou turbulento no mercado de óleo e gás brasileiro. Com especulações de que as multinacionais do petróleo poderiam ter obtido informações privilegiadas sobre a área de Libra, que será leiloada na primeira rodada de licitações do pré-sal, chegou-se a pedir no Senado que o leilão fosse adiado. Apesar da confusão, a ANP confirmou a data de 21 de outubro.

O senador Pedro Simon (foto) foi à tribuna hoje para pedir a suspensão da rodada de licitações, alegando que é um dos maiores negócios envolvendo petróleo no mundo e que estaria sob risco de sabotagem de dados. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no entanto, reiterou que o leilão será realizado e confirmou a data já anunciada previamente.

Agora no início da tarde, a ANP divulgou uma nota informando que tudo vai ocorrer como já estava planejado, sem mudança ou suspensão da rodada.

A agência afirma que “os processos de licitação de áreas, promovidos pela ANP, são transparentes e apoiados em dados públicos e/ou não-exclusivos. Portanto todos os participantes têm o mesmo acesso às informações existentes. Além disso, qualquer pessoa física, residente no Brasil, ou qualquer pessoa jurídica, constituída sob as leis brasileiras, pode adquirir os dados e informações sobre a(s) área(s) no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP)”.

No caso de Libra, as empresas interessadas em adquirir o pacote de dados terão até o dia 18 de setembro para fazê-lo. Todas as informações sobre a rodada podem ser encontradas clicando aqui.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
jorge luiz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
jorge luiz
Visitante
jorge luiz

Um pais com hereditariedade de governantes crápulas, desqualificados, corruptos e ineficientes e que não tem respeito pela nação, com agravante de históricamente serem submissos aos EUA, tudo se pode esperar. O mínimo que deveriam fazer é suspender/adiar e mudar as regras do Leilão do Pre-Sal. e rever com urgência os investimentos em lançamentos de satélites e implementação na rede de informações própria, independente e protegida. E tomar medidas inteligentes e estratégicas contra os EUA, como por exemplo o programa FX2 e outros nos quais tenham interesse.