APÓS RESULTADO AQUÉM, PETROBRÁS GANHA MAIS PRAZO PARA EXPLORAÇÃO DE SAGITÁRIO, NA BACIA DE SANTOS

petrobras1Com resultados abaixo das expectativas iniciais, a Petrobrás recorreu à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para pedir mais prazo para as atividades exploratórias e de avaliação na área de Sagitário (Bloco S-M-623), na Bacia de Santos. O órgão regulador acatou o pedido e ampliou para 5 de março de 2024 o período de exploração da região. Com mais tempo no relógio, a estatal agora poderá fazer o reprocessamento sísmico triazimutal no bloco, o que trará mais informações sobre a parte sul da área.

Em seu pedido de extensão de prazo, a Petrobrás alegou para a ANP que as informações obtidas com a perfuração de um poço de extensão (3-BRSA-1370-SPS) apresentaram resultado aquém das expectativas. A companhia acrescentou ainda que a avaliação econômica da área norte da acumulação resultou em forte impacto negativo ao projeto. Ainda assim, a estatal já contratou a PGS para realizar a atividade de reprocessamento sísmica triazimutal, com objetivo de melhorar a qualidade das imagens da área sul de Sagitário.

A ANP, por sua vez, aprovou o pleito da Petrobrás, prorrogando o prazo do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) do poço pioneiro 1-BRSA-1063-SPS. O prazo de exploração do bloco foi estendida para a mesma data. A agência determinou ainda a realização do reprocessamento sísmico triazimutal, já iniciado, como compromisso firme da Petrobrás na exploração da área.

O órgão regulador colocou ainda como compromissos contingentes a perfuração de um segundo poço de extensão, com ponto de decisão em 31 de outubro de 2022; e a realização de teste de formação de poço revestido contingente ao resultado do poço. A Petrobrás é a operadora de Sagitário, com 60% de participação. As petroleiras Shell e Repsol fazem parte do consórcio, cada uma com uma fatia de 20%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of