APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS O TEXTO-BASE DA NOVA LEI DO GÁS

plenarioOs deputados aprovaram na noite de hoje (1º) o texto base da Nova Lei Gás por 351 votos a 101. Apesar das tentativas de obstrução da pauta, tentando retirar o PL da lista de votações, e também dos pedidos de destaques que visavam alterar trechos da matéria, a maioria dos deputados decidiu aprovar a nova lei com a mesma redação que saiu da Comissão de Minas e Energia, no ano passado.

Como já noticiado, a intenção da Nova Lei do Gás é implantar o regime de autorização em vez de concessão para o transporte de gás natural e estocagem em jazidas esgotadas de petróleo. O texto aprovado hoje foi um substitutivo do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) e relatado pelo também deputado Laércio Oliveira (PP-SE).

A nova lei do gás vai reindustrializar o Brasil, aumentar a receita dos governos e reduzir o custo do gás nas empresas, nos comércios e até nas residências”, disse Oliveira. O parecer do relator recomendou a aprovação do substitutivo votado na Comissão de Minas e Energia no ano passado.

Algumas entidades já se manifestaram após a aprovação da nova lei. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) declarou que o novo marco legal do gás natural trará mais segurança jurídica e destravará investimentos que promovam a ampliação do setor.

“De acordo com o estudo ‘Rio a Todo Gás da Firjan’, as melhorias regulatórias previstas no PL são um pontapé inicial para destravar cerca de R$ 80 bilhões em investimentos nas atividades, que vão desde o escoamento até o consumo final em plantas industriais. Quando considerado apenas o estado do Rio, o documento aponta o potencial de pelo menos R$ 45 bilhões em novos projetos”, disse a federação.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] A aprovação da Nova Lei do Gás na noite de ontem (1º) pela Câmara dos Deputados é comemorada por boa parte do mercado. No caso dos comercializadores de energia elétrica, o sentimento é o mesmo, já que o setor prevê uma queda no preço do combustível e aumento de competitividade da indústria nacional. “Agora, com aprovação da Nova Lei do Gás, temos a expectativa que esse mercado deslanche efetivamente. Muitos consumidores desejam acesso a um energético mais barato e competitivo”, disse o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Reginaldo de Medeiros. O entrevistado acrescenta que com o gás natural mais barato,… Read more »

trackback

[…] lembrar, no início de setembro, a Câmara dos Deputados votou a favor da Nova Lei do Gás, que visa implantar o regime de […]

trackback

[…] agora, ao menos 20 emendas foram propostas ao projeto de lei. O novo marco legal do gás foi aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro e, desde então, aguarda a apreciação dos senadores para depois seguir para sanção do […]