APROVADO O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE MERO, COM US$ 15,3 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

Captura de tela 2021-12-09 155818Um novo marco importante para a Petrobrás e suas parceiras no consórcio que atua no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos. A diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou na manhã de hoje (9) o primeiro plano de desenvolvimento do campo de Mero, que fica dentro da área de Libra. Ao todo, serão perfurados 65 poços na região e a previsão de investimentos por parte da Petrobrás e demais empresas do consórcio chegará a US$ 15,3 bilhões. O fator de recuperação de óleo previsto é de 30%.

Do total de poços previstos para o campo de Mero, 32 serão produtores e 33 serão injetores de água e gás (WAG). Como já é de conhecimento do mercado, Mero receberá 4 plataformas definitivas. O FPSO Guanabara deve jazida-merocomeçar suas atividades na área em março de 2022. Já o FPSO Sepetiba tem previsão de entrada em operação para o segundo trimestre de 2023. Por fim, o FPSO Marechal Duque de Caxias e o FPSO Mero 4 (ainda sem um nome definitivo) terão início de atividade no segundo trimestre de 2024 e no segundo trimestre de 2025, respectivamente.

O campo contará ainda com o FPSO Pioneiro de Libra, usado nos Sistemas de Produção Antecipada (SPA), que deverá atuar na região até 2029. A última produção de Mero foi de 24,5 mil barris de óleo por dia e 1,6 milhões m³ de gás por dia em julho de 2021, quando chegou ao fim o período do primeiro SPA.

A ANP também deu o sinal verde para o Acordo de Individualização da Produção de Mero, já que a jazida do ativo extrapola ao Norte e ao Sul a área do entorno (ring fence) do campo.

fpso-pioneiro-de-libra_2Com a aprovação pela ANP, a Petrobrás terá até 31 de dezembro para detalhar o cronograma de implantação dos equipamentos HISEP em cada um dos quatro módulos do campo. Para lembrar, o HISEP é uma nova tecnologia desenvolvida e patenteada pela Petrobrás para que, no fundo do mar, seja realizada a separação e a reinjeção do CO2 do petróleo nas rochas reservatórios.

A operadora terá ainda até 31 de dezembro de 2022 para apresentar a estimativa de custos com remoção de linhas e equipamentos. Por fim, a ANP exigiu que a Petrobrás apresente até 31 de dezembro de 2025 um relatório com a atualização da avaliação da viabilidade técnica e econômica dos cenários para aproveitamento de gás; e a previsão da disponibilidade da infraestrutura de exportação de gás natural para o período entre 2025 e 2035.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
alexandre loz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
alexandre loz
Visitante
alexandre loz

Ótima notícia para os estaleiros chineses, coreanos…porque nós aqui só ficaremos com os buracos depois que o petróleo acabar.
Lamentável.