ARÁBIA SAUDITA RECEBE SINAL VERDE DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA PARA INICIAR A PRIMEIRA DE SUAS 16 USINAS NUCLEARES ATÉ 2038
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) concluiu uma missão à Arábia Saudita para avaliar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para um programa de energia nuclear. O país está se preparando para convidar convidar empresas para a licitação de sua primeira usina nuclear. Uma delegação da AIEA visitou a sede da Cidade do Rei Abdullah para Energia Atômica e Energias Renováveis (KA-CARE). Na reunião, que foi realizada a pedido do governo saudita, a equipe da agência foi recebida pelo presidente da KA-Care, Khalid bin Saleh Al-Sultan, além dos chefes dos vários departamentos da organização e representantes de outras autoridades interessadas. A delegação foi informada sobre os esforços da Arábia Saudita para preparar a infraestrutura necessária para a introdução da energia nuclear.
As missões da Revisão Integrada da Infraestrutura Nuclear (INIR) são projetadas para ajudar os estados membros da AIEA a avaliar o status da infraestrutura nacional necessária para a introdução da energia nuclear. Eles são baseados na Abordagem de Marcos da AIEA, com seus 19 problemas de infraestrutura, três fases e três marcos. Antes da missão, a Arábia Saudita apresentou um relatório de autoavaliação cobrindo todas as questões de infraestrutura e submeteu esses documentos e documentos de apoio à AIEA. A equipe da AIEA disse que a Arábia Saudita fez “progressos significativos” no desenvolvimento de sua infraestrutura de energia nuclear. Ele observou que o país estabeleceu um quadro legislativo e está realizando estudos abrangentes para apoiar os próximos passos do programa. Foram feitas recomendações e sugestões, incluindo: coordenação e desenvolvimento de políticas e estratégias pendentes relacionadas ao nuclear; finalização da prontidão das principais organizações; e conclusão de estudos para preparar as futuras etapas do programa de energia nuclear.
Em julho do ano passado, o governo saudita anunciou que pretende adicionar energia nuclear ao mix de energia do país com o objetivo de diversificar e aumentar sua capacidade de produção. A KA-CARE anunciou que estava solicitando propostas para a capacidade nuclear de 2,9 GWe da Coréia do Sul, China, Rússia e Japão. A Arábia Saudita anunciou anteriormente planos para construir 16 reatores nucleares nos próximos 20 anos. Um decreto real de 2010 identificou a energia nuclear como essencial para ajudar a atender à crescente demanda por energia tanto para a geração de eletricidade quanto para a dessalinização da água, reduzindo a dependência de esgotar os recursos de hidrocarbonetos.
“A visão da Arábia Saudita de 2030 considera a energia nuclear como uma fonte importante para apoiar a estabilidade e o crescimento sustentável“, disse Al Sultan. “O desdobramento da energia nuclear visa objetivos pacíficos, de maneira segura, segura e sustentável, de acordo com os mais altos padrões e melhores práticas. O Reino da Arábia Saudita solicitou a missão INIR para apoiar esse objetivo. Foi uma ferramenta valiosa para identificar áreas de interesse.” melhorar e garantir que as infra-estruturas necessárias estão em vigor antes de assinar o contrato para a construção da primeira usina nuclear no Reino da Arábia Saudita. “
Deixe seu comentário