ARCELORMITTAL E FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS VÃO CRIAR UM CENTRO PARA DESCARBONIZAR EMPRESAS NO ESTADO | Petronotícias




faixa - nao remover

ARCELORMITTAL E FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS VÃO CRIAR UM CENTRO PARA DESCARBONIZAR EMPRESAS NO ESTADO

jefA ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) assinaram um convênio de cooperação para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial na capital mineira. O centro receberá investimento inicial de R$ 34 milhões para a estruturação básica do laboratório, que é  voltado para o desenvolvimento de tecnologias e projetos de descarbonização. A assinatura teve  as presenças do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, além do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Com foco em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), o Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial vai promover a capacitação de profissionais para trabalhar com esta temática. A estrutura básica do laboratório contará com equipamentos complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI. Serão desenvolvidas ações e projetos relacionados a biocombustíveis sustentáveis, uso de hidrogênio verde, captura e transformação de CO2 e novas tecnologias de produção de aço.

Jefferson De Paula disse que “A criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial é mais um passo importante na nossa jornada de descarbonização. Para nós da ArcelorMittal, a parceria com a Fiemg é muito relevante, tendo em vista que um dos principais desafios da nossa sociedade e da indústria é alcançar a neutralidade do carbono. Este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações.” A ArcelorMittal lidera o processo de descarbonização na indústria do aço. Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.

Até lá, a empresa trabalhará com melhoria dos processos existentes e, depois disso, empregará tecnologias disruptivas, que tornarão a ArcelorMittal carbono neutra atéarce 2050. O Grupo estuda alternativas tecnológicas para utilizar os gases de processo que contém CO₂, como, por exemplo, produzindo etanol para consumo e uso na indústria química, além de outras técnicas de captura de carbono. A ArcelorMittal  também aproveita para participar  da ConstruFavela 2023, feira voltada para a construção civil que leva desenvolvimento e oportunidades para a vida de milhares de profissionais do setor em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. Esta é a segunda edição da feira, organizada arcefavpelo Revitaliza Comunidades em parceria com o G10 Favelas, que acontece no Pavilhão Social do G10 Favelas, até hoje (25O evento ocorre na semana do Dia do Trabalhador da Construção Civil e conecta a comunidade com empresas renomadas do setor.

A edição 2023 é patrocinada pela empresa, segundo explica Paula Couri, Diretora de Marketing e Produtos da ArcelorMittal:  “A ArcelorMittal quer estar cada vez mais próxima das pessoas, fortalecendo seu posicionamento e compromisso com a oferta de produtos e soluções de excelência em aço para a construção civil. Além do nosso portfólio completo, sempre com foco no cliente e alinhado com as principais tendências globais, buscamos participar do evento tanto com itens que ajudem na autoconstrução como na formação profissional dos próprios usuários. Para isso, trouxemos um time de especialistas.” No espaço da ArcelorMittal, o visitante terá disponível uma experiência de produtos e soluções em aço da empresa para o segmento da Construção Civil – geral e autoconstrução – como sapatas prontas, colunas prontas, telas soldadas, treliças, arames, pregos, Murfor, estribos, sistema Trelifácil e serviços Belgo Pronto. No  evento Existem muitos profissionais que trabalham de forma autônoma e que, muitas vezes, precisam se atualizar. Há também aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho, e este é o momento de conectar com grandes empresas que estarão presentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of