BRASIL LIDERA GERAÇÃO RENOVÁVEL DENTRO DOS BRICS

usina-hidreletrica-de-jirauO Brasil é o país com maior proporção de renováveis dentre os BRICS – composto também por  Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o relatório “Energia no Bloco dos BRICS”, a matriz de geração elétrica brasileira registrou 80,4% de fontes renováveis em 2016. Nos demais países do grupo, o indicador foi de 25,3%.

África do Sul, China e Índia registraram mais de 71% de energia fósseis, enquanto na este índice foi de Rússia 64%. Já o indicador do Brasil é bem menor: 15%. Na chamada “matriz de oferta interna de energia”, que é a energia necessária para movimentar a economia do país, o Brasil conta com 43% de participação de energia renovável, mais de três vezes o indicador dos BRICS, de apenas 13,1%.

“Em termos de emissões de CO2, o Brasil emite apenas 1,47 tCO2/tep de energia consumida, em razão da maior presença de fontes renováveis na matriz energética. Já no Bloco, o indicador é 82% superior (2,68 tCO2/tep), por conta da grande presença de carvão mineral na matriz energética. O indicador mundial é de 2,35 tCO2/tep”, detalhou o Ministério de Minas e Energia, nesta quarta-feira (3). Ainda de acordo com o MME, a geração de energia elétrica nos  BRICS atingiu, em 2016, o montante de 9.587 TWh – 38,7% da oferta mundial de eletricidade.

Deixe seu comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar