AUMENTAM AS PRESSÕES ALEMÃS PARA QUE A FRANÇA FECHE A USINA NUCLEAR NA FRONTEIRA DOS DOIS PAÍSES

wwA pressão da Alemanha está fazendo a  França avançar com os planos para fechar sua usina nuclear de Fessenheim,  na fronteira com a Alemanha. O ministério  francês do meio ambiente disse que as preocupações com as perdas de emprego podem ser abordadas através de oportunidades na Alemanha. Os estudos são para o que fechamento seja no final deste ano, início de 2019. O Ministro  Sebastien Lecornu disse  durante uma visita à região da Alsácia, onde a planta está localizada, que a usina vai fechar e que já está decido.  O governo alemão, que já tomou a decisão de sair da energia nuclear, exigiu o descomissionamento da mais antiga usina de energia nuclear da França. A fábrica de 40 anos teve algumas paralisações por diversos motivos, inclusive pela segurança.

O governo francês quer fechar o Fessenheim, já que um novo reator de alta pressão entra em linha, em Flamanville, no noroeste da França. Após repetidos atrasos, ddddddFlamanville deve ser concluída até o final do ano. Os residentes da cidade Fessenheim, por sua vez,  estão muito preocupados com o fato de que o fechamento da fábrica atingirá em cheio os empregos e a economia da região. Cerca de 850 pessoas trabalham na usina de energia nuclear administrada pela EDF, com outras 350 empregadas em empresas de abastecimento. Os funcionários da EDF protestaram contra o encerramento das perdas de emprego esperadas.

Cerca de 2.200 pessoas dependem, direta ou indiretamente, da usina nuclear para o trabalho. Um comitê da direção de sindicalistas, representantes empresariais e gerentes foi formado para avaliar as cpnsequências  do fechamento da usina nuclear. A questão não é se a usina fechar, mas sim o que vem depois. Uma das conclusões do comitê é que as empresas alemãs do outro lado do Reno tiveram dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados. Eventualmente, alguns dos demitidos pelo fechamento da usina nuclear poderiam encontrar trabalho na Alemanha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of