A WESTINGHOUSE RENOVA CONTRATO E VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA UCRÂNIA ATÉ 2025

kjjklA Westinghouse Electric Company anunciou que assinou um contrato com a Energoatom para estender o fornecimento de combustível nuclear às centrais nucleares na Ucrânia de 2020 a 2025. A Ucrânia possui 15 unidades nucleares em operação comercial em quatro sites – Khmelnitsky, Rovno, Ucrânia do Sul e Zaporozhe – que são todos operados pela estatal Energoatom. As unidades tem uma capacidade total de 13.835 MWe. A Ucrânia recebe a maior parte de seus serviços nucleares e combustível nuclear da Rússia, mas está reduzindo essa dependência comprando combustível da Westinghouse, subsidiária da Toshiba japonesa.

A Westinghouse foi um fornecedor de combustível nuclear para a Ucrânia desde 2005, quando as primeiras montagens de ensaio de chumbo foram entregues à unidade 3 da usina de energia nuclear da Ucrânia do Sul. O combustível a ser fornecido consistirá em componentes da Westinghouse Fuel Manufacturing na Carolina do Sul, nos Estados Unidos,  e de um fabricante de componentes na Ucrânia. O trabalho de fabricação e montagem será realizado pela fábrica de fabricação de combustível da Westinghouse em Västerås, na Suécia, onde partes das linhas de produção são exclusivamente dedicadas ao combustível VVER-1000, disse Energoatom. As entregas contra o contrato começarão no início de 2021, imediatamente após a conclusão do contrato existente.

O contrato foi assinado por Aziz Dag, vice-presidente e diretor-geral da Westinghouse para a Europa do Norte e Yury Nedashkovsky, presidente e CEO da Energoatom.  Nedashkovsky disse que a Energoatom é a única no mundo a ter uma “fonte totalmente diversificada” de fornecimento de combustível nuclear aos reatores VVER-1000: “A cooperação com a Westinghouse tem sido parte integrante da realização deste objetivo.”  A Westinghouse é  fornecedora de combustível nuclear para a Ucrânia desde 2005, quando as primeiras montagens de ensaio de chumbo foram entregues à unidade 3 da usina no sul do país. José Emeterio Gutiérrez, presidente e CEO da Westinghouse, disse que “Esta extensão do contrato solidifica o papel da Westinghouse como parceiro estratégico da Energoatom e demonstra nossa capacidade de apoiar a Ucrânia com sua diversificação energética”.

Deixe seu comentário

1 Comentário em "A WESTINGHOUSE RENOVA CONTRATO E VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA UCRÂNIA ATÉ 2025"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of