GOVERNO ASSINA CONTRATOS DAS 2ª E 3ª RODADAS DO PRÉ-SAL

TemerO presidente Michel Temer assinou na tarde desta quarta-feira (31), durante cerimônia no Palácio do Planalto, os contratos de concessão das áreas leiloadas nas 2ª e 3ª rodadas do pré-sal, realizadas em outubro do ano passado. Como se sabe, foram vendidos seis dos oito blocos ofertados, gerando uma arrecadação de R$ 6,15 bilhões. Para Temer, os leilões representaram uma nova fase de exploração de petróleo no país e afirmou ainda que a Petrobrás “voltou a orgulhar os brasileiros”. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, também fez questão de reforçar a ideia de que os leilões foram um sucesso para a economia brasileira, destacando que o percentual de óleo para a União ficou em torno de 79%: “O petróleo nunca foi tão nosso como agora”.

Vários executivos também estiveram presentes no encontro. André Araujo, presidente da Shell no Brasil, que completa 105 anos de operação no país em abril, frisou as conquistas da companhia nos últimos leilões. “Seremos operadores em dois blocos do pré-sal e estamos ansiosos para aplicar a nossa experiência global e tecnologia nestes projetos”, declarou.

Também no clima de elogiar as mudanças regulatórias promovidas pelo governo Temer, o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, elogiou o fim da obrigatoriedade da estatal em ser operadora de todos os blocos do pré-sal. Para ele, caso não houvesse essa mudança, apenas metade dos seis blocos arrematados teriam sido leiloados.

Para relembrar, as áreas arrematadas foram: Sul de Gato do Mato: Shell (80%) e Total (20%); Entorno de Sapinhoá: Petrobras (45%), Repsol (25%) e Shell (30%); Norte de Carcará: Exxon Mobil (40%), Statoil (40%) e Petrogal (20%); Peroba: Petrobras (40%), BP (40%) e CNODC (20%); Alto de Cabo Frio Oeste: Shell (55%), CNODC (20%) e QPI (25%); Alto de Cabo Frio Central: Petrobras (50%) e BP (50%).

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Este Pullen Parente é incorrigível. Além de oferecer nos leilões valores absurdos em óleo nos leilões das áreas unitizáveis e deixar de participar da área Carcará Norte, um grande crime que cometeu com todo o seu séquito, lesa Pátria e Petrobras mesmo, agora mente sobre a não obrigatoriedade. Quando anuncia previamente as áreas que participará, por força da partilha modificada por legisladores e executivos infames, inibe a participação de outras empresas nas áreas de fronteiras exploratórias, como ocorreu no último leilão nas áreas não arrematadas. Ademais, se a Petrobras não participasse das áreas que ganhou, as outras empresas, mesmo as… Read more »