MATO GROSSO DO SUL NEGOCIA COM BOLIVIANOS O FORNECIMENTO DE GÁS PARA FÁBRICA DE FERTILIZANTES EM TRÊS LAGOAS

ssssA indefinição sobre o prosseguimento das obras da UFN3, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul,  provocou a realização de várias reuniões de negociação. A fábrica já teve sua venda sinalizada pela estatal, mas até agora não há uma definição. De acordo com o governo do Estado do Mato Grosso do Sul,  representantes bolivianos concordam com a assinatura de um termo de confidencialidade e um memorando de entendimentos que envolvem os preços do gás natural e comercialização da ureia. O diretor-presidente da MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, disse que durante o encontro foram debatidos detalhes sobre o fornecimento de gás natural para viabilizar o funcionamento do empreendimento. “Tivemos longas conversas sobre a proposta de empresas interessadas em solicitar o fornecimento de gás natural para a UFN3, a partir de 2021. E o principal, a Bolívia não se opôs ao fornecimento demandado. Esse encontro teve uma particularidade, que foi uma preocupação demonstrada pela Bolívia em relação a uma possível competição de ureia no mercado de Mato Grosso do Sul, uma vez que os bolivianos já estão em negociação para exportar mais ureia para nosso país e que ampliaram a produção com a unidade de fertilizantes de Bulo Bulo. Diante disso, ficou evidente que há a intenção da parte deles em uma associação com possíveis compradores das unidades de fertilizantes”.

As obras da UFN3 foram iniciadas em 2011, mas travaram três anos depois e receberam investimentos de R$ 4 bilhões. O empreendimento foi colocado à venda em setembro do ano passado, com 81% executado. A usina pretende usar o gás natural como fonte de energia, com um consumo de 2,2 milhões metros cúbicos por dia. O governador Reinaldo Azambuja disse que o avanço nas negociações com a Bolívia é resultado da boa relação entre as partes: “Além do gás natural ser vital para Mato Grosso do Sul, é de nosso grande interesse viabilizar da UFN3, que sem dúvida irá trazer um grande crescimento econômico para o Estado. Progredir nessas negociações só demonstra o bom relacionamento que temos com os nossos vizinhos, e que estamos no caminho para fortalecer ainda mais esse vínculo que vai render bons frutos em um futuro próximo”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
deco bamba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
deco bamba
Visitante
deco bamba

Esta é um dos disparates cometidos pelo governo Temer. Em vez de forçar a BR terminar a fábrica está obrigando vendê-la através do presidente mora da BR na sua sanha de privatização branca da empresa. O Brasil é importador de fertilizante. Ms necessidade de fertilizante pois tornou-se o maior produto de grãos do pais. Em tempo a venda é a preço de banana para variar.