Megabanner

DESCOMISSIONAR 150 UNIDADES OFFSHORE SERÁ UM DOS MAIS ATRATIVOS NEGÓCIOS NO SETOR DE PETRÓLEO

dddA Câmara de Comércio Brasil-Texas –Bratecc–  com sede em Houston, vai realizar um seminário para tratar de um tem muito importante que envolve o descomissionamento de cerca de 150 unidades de produção offshore no Brasil, que estão atualmente em operação. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis  (ANP), mais de 50% dessas estruturas estão operando há mais de 25 anos. Os gastos com o descomissionamento deverão crescer de US$ 3,5 bilhões por ano atualmente para US$ 6 bilhões por ano no período 2018-2022. No seminário, voltado para empresas que atuam nos Estados Unidos, os participantes terão a oportunidades de conhecerem representantes de empresas brasileiras que desejam parcerias com empresas americanas com experiência nesta indústria.

O campo de Cação, em águas rasas da Bacia do Espírito Santo, será abandonado em definitivo. Sabe-se que a  Petrobrás está elaborando os termos finais do edital da licitação para a contratação do serviço, que envolverá o descomissionamento das três jaquetas instaladas na área. A expectativa é de que o edital seja lançado no curto prazo, antes de as regras de contratação instituídas pela lei das estatais (13.303/2016) entrarem em vigor, em junho. O serviço será prestado com o suporte de uma UMS, a ser fornecida pela empresa vencedora. Serão descomissionadas as plataformas PCA-1, PCA-2 e PCA-3, que já tiveram os equipamentos de topside retirados pela C.S.E. Engenharia. O ativo chegou a produzir no pico quase 500 barris/dia de óleo e cerca de 10 milhões de m3/d de gás, mas teve sua operação interrompida em meados de 2010, quando o volume médio extraído era de 52 barris/dia de óleo. O processo de devolução do ativo teve início em 2014. A concorrência marcará a primeira contratação de uma longa lista de serviço de descomissionamento demandado pela Petrobrás. A empresa tem dezenas de plataformas de produção fora de operação para serem abandonadas ao longo da costa brasileira.

O evento será realizado na sede da Petrobrás América, no dia 22, de 14 às 16.30 hs. A participação será gratuita. Algumas empresas brasileiras já estão confirmadas: Rona Assessoria, Consultoria especializada em Petróleo e Gás, Naval, Descomissionamento e Desenvolvimento Tecnológico; Brax Consultoria e Representações: focada em ser o melhor representante no Brasil para empresas estrangeiras. As áreas incluem engenharia de processo, englobando design, construção industrial, planejamento, plataformas fixas offshore; Martin Leme Marine Services: fornecedora de serviços de transporte marítimo e de elevação pesada com tonelagem brasileira. As áreas incluem engenharia, submarino, embarcações especializadas, logística, gerenciamento de resíduos, desembaraço aduaneiro; M & O: fornecedor líder de soluções eficientes e econômicas para empresas internacionais e marítimas que visam um melhor sucesso nos mercados estrangeiros. As áreas incluem engenharia, submarino, inspeção; Panorama Metais: Descomissionamento de navios e plataformas móveis em “Dry Dok” e estruturas off Shore. As áreas incluem plataformas navais, offshore e submarinas através de contratos de prestação de serviços a empresas petrolíferas locais e estrangeiras; Vard Promar S.A: Estaleiro que constrói navios offshore e especializados, como AHTS, PLSVs, PSVs, petroleiros.   Áreas de interesse: parceria na atividade de descomissionamento, usando o estaleiro localizado no NE do Brasil; WBS Global Corp: empresa de consultoria de gerenciamento de projetos. As áreas incluem engenharia, construção e montagem, comissionamento, pré-operação, assistência inicial, operações, manutenção e integridade; Bravante: as áreas incluem apoio marítimo, apoio portuário, construção naval e reparação naval e proteção ambiental.

Este será o Programa:

14 Horas – Credenciamento

14:20hs –  Alfredo Camargo, cônsul geral do Brasil em Houston:

14:25hs  – Ronald Carreteiro, Presidente do Comitê de Descomissionamento da SOBENA

14:30 hs  – Marcelo Bastos, sócio-gerente da B-in Partners

14:35 hs – Eduardo Zacaron, Gerente de Descomissionamento da Petrobrás

14:55 hs – Coffee Break

15:00 hs – 16:30hs: sessão B2B; reuniões de um a um (15 minutos)

Para agendar as reuniões, entre em contato com a Câmara de Comércio Brasil-Texas: contact@braziltexas.org ou +1 832 454 1602

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of